quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Rua José Jaime Vieira Rodrigues




        A matéria de hoje é dedicada a mais um personagem importante para o município de São Joaquim, o professor José Jaime Vieira Rodrigues, que recebeu um nome de rua em sua homenagem.
           José Jaime Vieira Rodrigues era filho de Emília Vieira e de Joaquim Anacleto Rodrigues. 


Notas:
Emília Vieira era filha de LEANDRO ANTÔNIO VIEIRA (batizado em 1857) e de  ROSA DE LIMA RIBEIRO VIEIRA (falecida em 1915) (esta, filha de Manoel Bento Ribeiro e de Felicidade Maria Rodrigues).
Joaquim Anacleto Rodrigues era filho de Anacleto Rodrigues da Cunha e de Maria Cândida Rodrigues.

Irmãos de José Jaime Vieira Rodrigues:
- Alzina Vieira Rodriques, c.c. Domingos Martorano (irmão de D. Mena)
- Ari Vieira Rodrigues, c.c. Ismênia de Souza Vieira (filha de Lysandro Luiz Vieira e Simiana  Souza Vieira)
- Rosa Vieira, c.c.Aires Mattos, (filho de Juvenal da Silva Mattos e de ? , s/ filhos)
- Maria Cândida Vieira ,“Tia Nunuta”, c.c. Everton Vieira Borges ( filho de Fulgentino Vieira Borges, “Pai Tico”)
- Odete Vieira, solteira. Foi criada pelos tios Felicidade e Boanerges.

            José Jaime casou-se com Philomena Martorano, filha de Egídio Martorano (13/01/1869 – 18/08/1955) e de Eulália Brasil (06/02/1887 - 02/05/1945).

Notas:
Egídio Martorano era filho de Domingos Martorano (1840-1923, natural de Casteluccio, Basilicata, Itália) e de Filomena Bevilaqua (também da Itália).
Eulália Brasil era filha de Antonio Mariano Teixeira Brasil e de Anna Maria Rabello.

Filhos de José Jaime Vieira Rodrigues e Philomena Martorano:
F1 – Joaquim Anacleto Rodrigues Neto, c.c. Ana Coral.
F2 – Iolanda Martorano Vieira, c.c. Francisco Pereira.
F3 – Glaucia Martorano Vieira, c.c. Hélvio Ferreira.
F4 – Humberto Martorano Vieira, c.c. (Mana?).
F5 – Ari Vieira Rodrigues Sobrinho.
F6 – Jaime Vieira Rodrigues Filho.
F7 – Fátima Martorano, c.c. Pedro.
F8 – Glauco Martorano Vieira.
F9 – Maria Emilia Martorano Vieira, c.c. José Américo Palma.

            O professor José Jaime Vieira Rodrigues teve importante papel na construção do Hospital de Caridade Coração de Jesus, em São Joaquim (SC). Nas palavras de Maria Batista Nercolini (1987) ele era um “batalhador incansável”, sendo que “percorreu o Município a cavalo, visitando nossos fazendeiros para trazer recursos para essa obra prioritária e desejada para a nossa coletividade”[i].
            Segundo Maria Emilia Palma, filha do professor, em uma dessas viagens a cavalo para arrecadar recursos para a construção do hospital, “ao retornar de Bom Jardim, onde recebeu uma grande doação do sogro do Sr. Aldo Pereira, foi surpreendido por uma enxurrada que arrastou sua mula e por pouco não aconteceu uma tragédia. Quando as obras do Hospital começaram, ele trabalhava junto com os operários”.

Figura 1 - À esquerda, entrada da Rua José Jaime Vieira Rodrigues, que dá acesso ao Mirante Belvedere (pela escadaria vista na figura abaixo). Fonte: Google Street View, 2018.



Figura 2 - Escadaria na Rua José Jaime Vieira Rodrigues, em direção ao Mirante Belvedere, São Joaquim (SC). Fonte: Blog “Meus Roteiros de Viagem”.

Figura 3 - Detalhe da placa da escadaria.


Figura 4 - Rua José Jaime Vieira Rodrigues (outro acesso de veículos, ligado à Rua Antônio P. Sobrinho). Fonte: Google Street View, 2018.


Figura 5 - Mapa da Rua José Jaime Vieira Rodrigues, sendo que na parte mais estreita só é possível o acesso a pé. Fonte: Google Maps.

 Obs.: Se você tiver mais alguma informação ou fotografia da família, pode enviar para o e-mail: menokaribeiro@gmail.com, que adicionaremos na matéria.


Referências


[i] NERCOLINI, Maria Batista. Histórico da cidade de São Joaquim e os costumes de seu povo. In: Blumenau em Cadernos, TOMO XXVIII/6 – Junho de 1987, edição 366, pp. 226-229. Digitalizado pelo Arquivo Histórico José Ferreira da Silva, Blumenau, SC. Disponível em: http://hemeroteca.ciasc.sc.gov.br/blumenau%20em%20cadernos/1987/BLU1987006.pdf.

SCHNEIDER, Ismênia Ribeiro. Estudo genealógico da Família Vieira. Acervo pessoal.

Depoimento de Maria Emilia Palma, filha do professor José Jaime Vieira Rodrigues, em 2018 (via Facebook).

2 comentários:

  1. Ismênia,em nome da nossa família, agradeço a lembrança de nosso pai e o amor que sempre nutriu por sua terra. Ele está sepultado em Florianópolis, em seu sepultamento sobre seu caixão depositei um punhado de terra que levei para que ele descansasse sob a terra das duas cidades que amou.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário!
    Se tiverem fotos ou mais informações sobre a família, podem enviar para o meu e-mail: menokaribeiro@gmail.com. Podemos atualizar a matéria e completar os dados da família!
    José Jaime Vieira Rodrigues foi uma pessoa muito importante para São Joaquim, a homenagem é merecida! Uma pena saber que a rua está abandonada pelo poder público.

    p.s.: Fiquei curiosa em saber quem escreveu o comentário.

    ResponderExcluir