Ismênia Ribeiro Schneider
Cristiane Budde
Matéria construída com base nos dados fornecidos por
Carlos Solera, Eleni Cassia Vieira,
Juvelino Vieira de Souza Neto e irmãos
Na matéria de hoje, apresentaremos mais um personagem que recebeu uma homenagem de nome de rua em Urupema (SC): Juvelino Vieira de Souza. A seguir, podemos ver a Lei Ordinária de 2001 que transforma a já existente Rua em Avenida Juvelino Vieira de Souza:
Juvelino Vieira de Souza nasceu em 13 de maio de 1896 e faleceu em 07 de agosto de 1975. Filho de João Vieira de Arruda e de Anna Maria de Lima[i]. Tinha três irmãos legítimos: Protásio Vieira, Otávio Vieira e Eleodoro Vieira, e dois irmãos apenas por parte de mãe: Maria Benta e José Jango.
Juvelino casou com Candida Arruda (nasc. 12/02/1904i – falec. em 1995), filha de Manoel Pinto de Arruda e de Maria Ignacia Pereira de Arruda. Data do matrimônio: 22 de abril de 1924i.
Notas:
Manoel Pinto de Arruda era proprietário da Fazenda do Cedro, e reconhecido como prestigioso chefe político. filho de João de Deus Pinto de Arruda e de Carolina Muniz de Saldanha ou Carolina Caetana Machado. Manoel era, portanto, neto do fundador da cidade de São Joaquim. Mais informações em: http://genealogiaserranasc.blogspot.com/2020/03/praca-manoel-pinto-de-arruda-urupema-sc.html
Maria Ignácia Pereira (nasc. 11/12/1882) era filha de Manoel José Pereira de Medeiros Filho e Maria Cândida da Silva Mattos.
Candida, ou “Vó Coca” como era chamada pelos netos, era costureira, bordava à mão e também fazia crochê. Excelente cozinheira, fazia muito bem todos os tipos de doces caseiros (marmeladas).
Registro de matrimônio de Juvelino e Candida, primeira página. Fonte: Family search. |
Convite de casamento de Juvelino. |
O casal residia na Fazenda do Rincão.
Fazenda do Rincão. |
De acordo com dados enviados pelo neto de Juvelino (que recebeu o mesmo nome do avô), o tronco principal da árvore genealógica do avô é a seguinte:
Juvelino e sua esposa Cândida Arruda
Vieira. |
Juvelino (avô) serviu no 63º Batalhão de Infantaria, em Florianópolis, entre 1914 e 1915, hoje hospital do exército, na Av. Mauro Ramos. Também gostava de política, e foi candidato a prefeito por São Joaquim.
Ademais, foi sócio fundador do Clube 3 de Maio, e sócio fundador da Hípica Pradinho (fundada em 10 de fevereiro de 1945[ii]), além de juiz de carreiradas.
Juvelino Vieira de Souza e o genro Manoel Jalbas de
Souza, com o cavalo Serraninho, campeão em torneios importantes de carreira em
Vacaria e Pouso Redondo. |
Em 1958, comprou a Fazenda da Divisa, onde um de seus netos, com o mesmo nome, reside atualmente.
O casal teve somente duas filhas:
F1 - Ivonete Vieira De Sousa, casada com Orozimbo Oliveira Rodrigues.
Filhos:
N1.1 - Glaucia Maria Vieira Rodrigues (in memoria).
N1.2 - Blevio Jose Vieira Rodrigues (in memoria).
N1.3 - Luiz Carlos Vieira Rodrigues.
N1.4 - Vera Maria Vieira Rodrigues.
F2 - Ana Maria Vieira De Souza, casada com Manoel Jalbas de Souza.
Filhos:
N2.1 - Antonio Jairo de Souza.
N2.2 - Ana Cândida Vieira De Souza.
N2.3 - João Savas Vieira De Souza.
N2.4 - José Luiz Vieira De Souza.
N2.5 - Mara Vieira De Souza.
N2.6 - Juvelino Vieira De Souza Neto.
Nota: Juvelino Neto ganhou de seu avô (ainda em vida) um relógio que o avô comprou quando estava no Exército em Florianópolis.
Referências
[i] FAMILY Search. Certidão de matrimônio de Juvelino e Cândida.
[ii] Certidão sobre Estatutos da Sociedade Hípica Pradinho, Urupema. Livros de Regoistros de Pessoas Jurídicas, Livro de n. 2, fls 66, n. 19. Documento fornecido por Carlos Solera e Eleni Vieira, a quem agradecemos.
Dados
fornecidos por Carlos Solera, Eleni Cássia Vieira, Juvelino Vieira de Souza
Neto, esposa, e irmãos, a quem agradecemos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário