Por Ismênia Ribeiro Schneider
Em 10 de abril de 1929, reuniram-se às margens do rio Lava Tudo, divisa, naqueles tempos, entre os municípios de Lages e São Joaquim, autoridades e grande massa popular dos dois municípios para as festividades de inauguração da estrada que, finalmente, passaria a unir as duas cidades. O ponto de encontro foi o porto da balsa, localizado um pouco mais acima da atual ponte, balsa que, por muitos anos, permaneceu como único meio de transposição do grande rio.
Na margem direita acampou a comitiva do Prefeito lageano, Caetano Vieira da Costa; na margem esquerda, a comitiva do Prefeito joaquinense, Boanerges Pereira de Medeiros. Depois de missa campal, seguiu-se a inauguração tão esperada: a esposa do Dr. Walmor Ribeiro, lageano, Vice-Governador do Estado, cortou a fita de saída da balsa para São Joaquim. A fita de entrada, lado de Lages, foi cortada pelo Dr. Félix Malburg, representante do Dr. Adolfo Konder, “Presidente” (Governador) de Santa Catarina.
Dentre os oradores protocolares, fez uso da palavra em nome do Município de São Joaquim, o Secretário da Prefeitura, Enedino Batista Ribeiro, 30 anos de idade. A certa altura de sua alocução, proferiu Enedino as seguintes palavras proféticas: “a ligação São Joaquim – Lauro Muller por estrada de rodagem, há de ser, em futuro não remoto, uma realidade. E então, ligada a Serra Catarinense aos municípios do Sul Catarinense, enormes serão as vantagens que advirão para a nossa Região. Este é o primeiro golpe que se vibra nesta imensa cordilheira de montanhas, em que lhe povoa o dorso imensurável gigante de pedra, que se opõe a que se abram estradas em nosso solo”.
Não imaginava naquele ensejo, o jovem secretário da Prefeitura que vinte e dois anos depois, seria ele, na qualidade de Deputado Estadual por seu Município, na gestão 1950-1954, e autorizado pelo Governo do Sr. Irineu Bornhausen, no dia 17 de maio de 1951, que apresentaria a seus pares, na 22ª Sessão Ordinária da Assembléia Legislativa, com longa “Exposição de Motivos”, uma “Indicação”, encarecendo a urgência da abertura da SERRA DO RIO DO RASTRO. Aprovado o projeto, os trabalhos tiveram início ainda em 1951, através da 5ª Residência de Estradas de Rodagem de Tubarão. Ao final de sua gestão, em 1954, Irineu Bornhausen subiu a Serra em automóvel, concretizando o vaticínio de Enedino naquele longínquo 10 de abril de 1929: a partir daquele momento, teve início, realmente, uma nova era desenvolvimentista para a Região Serrana.
Em maio de 1951 apresentou ainda outra Indicação à Assembléia Legislativa, em conseqüência da qual foi celebrado no Rio de Janeiro, em 11 de setembro de 1951, um Acordo entre o Governo da União e a Prefeitura de São Joaquim, para a instalação, no município, de um POSTO DE FRUTICULTURA, que teve como primeiro diretor o engenheiro-agrônomo João Palma Moreira. Esse Posto foi o embrião para as futuras conquistas em Fruticultura de Clima Temperado da região;
Em 1952, apresentou a Indicação que resultou na instalação, na mesma cidade, de um POSTO DE METEREOLOGIA, para subsidiar diretamente os técnicos do Posto de Fruticultura, o que era feito até ali através dos Aparados da Serra, RS, a mais de 60km e em local de 600m de altitude, bastante inferior aos 1415m do posto joaquinense;
Criação da 11ª RESIDÊNCIA DE ESTRADAS DE RODAGEM, com vistas à execução dos vários projetos rodoviários de São Joaquim, Bom Jardim, Urubici, e Bom Retiro, que, graças ao intenso trabalho de Enedino foi instalada em sua cidade natal, sob a direção do engenheiro Lourenço Faoro.
Em 1999, o Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina decidiu comemorar o centenário de nascimento de seu sócio Enedino Batista Ribeiro com uma sessão solene à qual esteve presente o deputado joaquinense Sandro Tarzan que, impressionado com a relevância das obras conquistadas pelo homenageado em prol da Região Serrana, e de São Joaquim em especial, obras desconhecidas da historiografia serrana, resolveu prestar-lhe também reconhecimento na Assembléia Legislativa.
Em decorrência desse resgate político e histórico, duas homenagens lhe foram prestadas:
- o Executivo Estadual, no dia 25.10.2002, outorgou-lhe, “in memorian”, a Medalha Anita Garibaldi, a mais alta condecoração do Estado por serviços relevantes prestados a SC;
- a Assembléia Legislativa aprovou que passasse a ser denominada RODOVIA ENEDINO BATISTA RIBEIRO o trecho da SC-438 compreendido entre a ponte do rio Caveiras e a do rio Lava Tudo, no município de Painel.
Em março de 2006, foi instalado na cabeceira da ponte do Lava Tudo, lado de São Joaquim, um marco comemorativo do trecho assim denominado, com o entorno ajardinado, com bancos onde os viajantes podem descansar e apreciar a paisagem.
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