domingo, 14 de agosto de 2011

A PRIMEIRA DAS PRIMEIRAS DAMAS DE SÃO JOAQUIM

CAMILLA MARIA DE JESUS (1853 - ?)
Esposo:  Tenente ANTÔNIO JOSÉ ALVES DE SÁ - Primeiro Prefeito

Por  Ismênia  Ribeiro Schneider
   (Este texto é continuidade do artigo sobre o primeiro prefeito de São Joaquim, publicado neste mesmo blog, em abril de 2011).
     Filha de Antônio Pereira de Camargo, dono da Fazenda “do Curralinho”, em São Joaquim, onde faleceu, muito jovem, em 1854, mordido por uma cascavel. Camilla é filha póstuma, a mais nova de três filhos. Antonio Pereira de Camargo era filho de Anastácio Pereira de Camargo e Maria Gertrudes de Souza.
A mãe de Camilla era “Donana”, Anna Antunes de Jesus, falecida a 10 de agosto de 1884, 30 anos após o marido, que substituiu na guarda dos filhos e na direção dos negócios, ampliando-os de modo que o espólio que recebeu de 16:720$580, por ocasião de sua morte estava em 46:815$361.
Donana era filha de Manoel Palhano de Jesus (em seu inventário de 1841, arquivado no Museu do Judiciário), conhecido, porém, na comunidade joaquinense (em Enedino Batista Ribeiro e Joaquim Galete da Silva, por exemplo) como João Baptista Palhano Prestes, c.c. Constância Maria de Souza, gaúcha, pais de oito filhos, por sua vez, troncos de importantes famílias serranas. Conta a crônica familiar que Manoel Palhano Prestes era tio de D. Leucádia, a mãe de Luiz Carlos Prestes.
Donana era irmã de Maria Antonia de Jesus (1821 -1888 ) “Mariazinha”, c.c. Antonio da Silva Mattos, dono da Fazenda das “Palmas”, pais de Inácio da Silva Mattos, c.c. Ismênia Pereira Machado, que passaram à história como Inácio e Ismênia PALMA, fundadores da conhecida estirpe joaquinense FAMÍLIA PALMA.
 Os dois irmãos de Camilla Maria de Jesus eram:
1 – JOÃO PEREIRA CAMARGO (1848 -  ?),
      c.c.Prudência Domingues Arruda
      Pais de 10 filhos.

2 – MARIA ANTONIA DE JESUS (1844 - ?),
c.c. Thomás Antônio de Souza ( “Thomazinho”).
13 filhos.
Domicílio: Fazenda “Fernandes” na região do “Bentinho”.


D.Anna Antunes de Jesus possuía as seguintes propriedades, que passaram para os herdeiros, por ocasião de sua morte:
 1- uma invernada de campos e matos na costa do rio Lavatudo, com casa de vivenda, suas benfeitorias, inclusive a mobília, 2 – os campo e matos da Fazenda do “Curralinho”, 3 - uma parte dos matos e campos da Fazenda do “Posto”, 4- uma parte de campos e matos na Fazenda do “Bentinho”. Uma casa na rua Nova em Lages. Uma casa na Fazenda do Posto.


FILHOS DO CASAL ANTÔNIO JOSÉ ALVES DE SÁ E CAMILLA MARIA DE JESUS:

(Foram encontrados, por Rogério Palma de Lima, no site de pesquisa Family Search, dos mórmons,                       
sete filhos do casal):

1) José – nascido em 06/07/1870
2) Julio – nascido em 04/04/1872
3) Dorvina – nascida em ?/01/1875
4) Emilia – nascida em 21/10/1878
5) Bernardino – nascido em 10/04/1880
6) Anália – nascida em 19/04/1882
7) Maria – nascida em 30/05/1894
           8) Donária (?)



OBSERVAÇÃO:
Em outubro de 2003, me foi solicitado pela Comissão Organizadora do evento AS PRIMEIRAS DAMAS DE SÃO JOAQUIM, uma breve biografia de algumas das homenageadas sobre as quais a Comissão estava encontrando dificuldade em localizar  dados . Na excelente brochura “Conhecendo São Joaquim”, de Rosemere Mariotti Machado e João Batista de Oliveira ( co-autor), encontrei a relação dos 25 prefeitos que tivemos até aquela data ( outubro de 2003). Constatei com grande surpresa, mas também com muito orgulho, que doze das  Primeiras Damas eram minhas parentes de sangue , e eu tinha a respeito delas as informações primordiais. O único intendente do qual eu nada conhecia  era o primeiro deles,  que fiquei admirada ao descobrir que era de minha família ancestral SOUZA, mais precisamente de Matheus José de Souza Júnior, do qual era neto, filho de  Maria Antonia da Silva, que se casara com o Comendador Bernardino Antonio da Silva e Sá. E CAMILLA, por sua vez, mulher de Antonio José Alves de Sá, primeiro intendente, era filha de D. Anna Antunes de Jesus, “Donana’, descendente da Familia Palhano Prestes, uma das quatro formadoras da família de minha mãe, a Palma. Confirmei, mais uma vez, ser verdadeira a afirmativa de meu pai de que, nós, joaquinenses, somos uma grande família. É preciso que mais pessoas de nossa comunidade pesquisem as suas origens, continuando a resgatar as linhagens que formaram o nosso povo.

**********************************************************
Banco de Dados de Joaquim Galete da Silva, Enedino Batista Ribeiro, Ismênia R. Schneider, do livro “Aurorescer das Sesmaria Serranas”,de Sebastião Fonseca de Oliveira, Edições EST. Porto Alegre,RS. 1996. Banco de dados ( caderno laranja de Osny de Souza Vieira, no estudo sobre seu cunhado,Ricardone Souza, que descende de Thomás Antônio de Souza).Banco de dados de  Tânia Arruda Kotchergenko.
Pesquisadora: Ismênia Ribeiro Schneider
Do Instituto de Genealogia de Santa Catarina –INGESC
Florianópolis, agosto de 2011.


                              BIBLIOGRAFIA
CORRÊA, Carlos Humberto. “Os governadores de Santa Catarina de 1739 a 1982”. Editora da UFSC. Florianóplis. 1982
CARVALHO, José Murilo de. “A Construção da Ordem –  II Teatro de Sombras”. Editora UFRJ,Relume –Dumará. Rio de Janeiro. 1996.
KOTCHERGENKO, Tânia A. Arquivo privado.
PIAZZA, Walter. “Dicionário Político Catarinense”. ?
RIBEIRO, Enedino Batista. “São Joaquim – Notícia Estatístico-Descritiva”. Publicação n.º23 do Departamento Estadual de Estatística de SC. Florianópolis. 1941.
INVENTÁRIOS arquivados no Museu do Judiciário de SC. Florianópolis. 2003 e na 2ª Vara do Fórum de São Joaquim.
Site Family Search - https://www.familysearch.org/, acessado em 15 de agosto de 2011, por Rogério Palma de Lima. 

4 comentários:

  1. Caríssima D. Ismênia, saudades de Suas Preciosas Postagens que somente nos enriquecem de Saber. Confirmo e corroboro sobre a afirmação sobre São Joaquim "SER" uma Grande Família. Leio por tempos os livros de Lages e acompanhando o trilho dos carros de bois. As rodas levavam Famílias para São Joaquim e adjacências, porém se mantinha a "parentela". Tenho uma certa dúvida a tirar, se possível com a Sra: Há em suas postagens algo sobre Carlota Baptista Ribeiro, filha de Matheus Ribeiro de Souza e Magdalena Baptista de Souza? Foi casada (um dos casamentos) com Augostinho José Pereira da Silva, filho de Mauricio José Pereira da Silva e Maria Perpetua de Jesus. Testemunhas: Paulino Pereira de Souza e Domingos Rodrigues de Andrade. (Irmão de Sua Maria e da Minha Bertolina). Grata desde já e desejando-lhe o de Melhor.
    Sempre Grata,
    Maria Godoy de Azevedo de Castro Faria

    ResponderExcluir
  2. Olá, gostaria de saber quantos filhos o Sr. Manoel Pereira de Medeiros teve? E de onde ele veio?

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de falar com o Sr. Rogério Palma de Lima e Sra. sou bisneto de Manoel Pereira de Medeiros e queria saber mais informações sobre a família.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Marcos!
    Você é bisneto do Manoel Pereira de Medeiros, conhecido como "Manduca Pereira", que foi casado com a Ignácia Maria de Saldanha?
    Pergunto o nome da esposa, pois esse Manoel teve algumas diferenças na grafia de seu nome, como na certidão de casamento em que consta "Manoel Joaquim Pereira da Cunha".
    Esse "Manoel Pereira de Medeiros" teve 9 filhos com Ignácia.
    Se desejares mais informações pode escrever para o meu e-mail: menoka@uol.com.br
    O e-mail do Rogério Palma de Lima é depalma105@hotmail.com

    Abraços,
    Ismênia.

    ResponderExcluir