quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Rua Boanerges Pereira de Medeiros

            A matéria de hoje é dedicada a Boanerges Pereira de Medeiros, que recebeu como homenagem o nome de uma rua no centro da cidade de São Joaquim (SC), e também o nome de uma rua no município de Urubici (SC).
            Boanerges Pereira de Medeiros (11/08/1882 - 28/02/1951) foi político importante de São Joaquim (SC), sendo o seu quinto prefeito, durante o período de 1926 a 1930.
Além disso, conforme Piazza (1994, p. 446), foi “Conselheiro e Vereador à Câmara Municipal de São Joaquim. 1º Substituto de Superintendente Municipal (1915 – 1923). Deputado ao Congresso Representativo do Estado à 11ª Legislatura (1923 – 1924). Deputado Estadual à 12ª Legislatura (1925 – 1927)”.


Figura 1 - Boanerges Pereira de Medeiros. Agradecimento a Elizabeth Mattos e Rogério Palma de Lima que nos forneceram a foto.


Boanerges é filho de Francisco Pereira de Medeiros (1841 – 1885) e de Ignês Baptista Ribeiro (1854 – 09/04/1895).

Notas:
      i.     Francisco Pereira de Medeiros é filho de Manoel Pereira de Medeiros, “Manduca Pereira” e de Ignácia Maria de Saldanha.
    ii.     Ignês Baptista Ribeiro é filha do “Coronel João Ribeiro”, João da Silva Ribeiro Júnior e de Ismênia Baptista de Souza.
  iii. A avó paterna de Boanerges, Ignácia Maria de Saldanha, era irmã do Coronel João Ribeiro, ambos filhos de João da Silva Ribeiro (Sênior) e de Maria Benta de Souza.


Casou-se, em primeiras núpcias, com FELICIDADE VIEIRA DE MEDEIROS (01/01/1887 - 04/01/1944), filha de Leandro Antônio Vieira (batizado em 1857) e de Rosa de Lima Ribeiro Vieira (falecida em 1915).

Figura 2 - Felicidade Vieira de Medeiros. Agradecimento a Elizabeth Mattos e Rogério Palma de Lima que nos forneceram a foto.

O casal Boanerges e Felicidade teve apenas uma filha legítima. Entretanto, a menina faleceu com um ano de idade:
F1 – JUÇÁ (nasc. 24/02/1920 - 09/03/1921)[i]. Causa da morte: “Bronchite capillar”, segundo atestado do Dr. Vicente Cantizani.      
Ademais, Boanerges e Felicidade adotaram três sobrinhos:
FA1 – Tarcila Vieira (13/11/1910 - 11/03/1985), filha de Manoel Inácio Ribeiro Vieira e Mª dos Prazeres Flores. Casou-se com Teófilo Mattos.
FA2 – Edgar Vieira de Medeiros (01/02/1926 - 12/02/1996), filho de Waldomira Vieira e Otávio Vieira. Casou-se com Fani Castelo Branco (filha de Liberalino Castelo Branco, “S. Lico” e de D. Maria Amélia Carvalho).
FA3 – Odete Vieira, solteira (faleceu com 15 anos), filha de Emília Vieira e Joaquim Anacleto Rodrigues.

Em segundas núpcias, Boanerges Pereira de Medeiros casou-se com Vina Araújo Lima.


Mais informações sobre Boanerges Pereira de Medeiros:

Quando o pai faleceu, em 1885, Boanerges tinha apenas três anos de idade, o irmão mais velho, Ignácio Pereira de Medeiros, tinha quatro e meio, e o terceiro, póstumo, Francisco Pereira de Medeiros Júnior, quando adulto, ficou conhecido por “Chico Júnior”. Os três ficaram morando com a mãe na Fazenda do “Posto”, herança dela. Era parte da fazenda maior, “São João de Pelotas”.
Decorridos três anos, a mãe, Ignês, volta a se casar, com Ignácio Sutil de Oliveira, com o qual tem mais quatro filhos, Páscoa Batista de Oliveira e João Batista de Oliveira, e mais dois que morreram crianças, tendo ela falecido do último parto. Ignácio Sutil de Oliveira resolve ir embora para o Mato Grosso, deixando quatro das cinco crianças a cargo dos tios. Os três do primeiro casamento foram morar na Fazenda “São João de Pelotas” com os tios maternos João Batista Ribeiro de Souza e Cândida dos Prazeres Batista de Souza. O filho mais velho de Ignes, Ignacio, continuou morando nesta fazenda até se casar com Belizária Pereira da Silva (1887-1942).  Já Boanerges e Francisco mudaram-se, ainda crianças, par a fazenda “Monte Alegre”, com os tios paternos Manoel José Pereira e Maria Cândida da Silva Mattos, pais de outros nove filhos. Boanerges e o primo-irmão Antônio Pereira Sobrinho, criados juntos na famosa Fazenda, herança de Maria Cândida, se tornaram, no decorrer de suas vidas, o quinto e o nono prefeito de São Joaquim, respectivamente.
A Fazenda “Monte Alegre” era contígua à Fazenda das Palmas, de Inácio da Silva Mattos (Inácio Palma) e Ismênia Pereira Machado (Ismênia Palma), pais de dezesseis filhos. Inácio Palma, ou Inácio da Silva Mattos, era o único irmão de Maria Cândida, “tia Candinha”. As duas propriedades reuniam vinte e sete jovens e crianças, num intercâmbio permanente, principalmente nas épocas de rodeio, ou de outros acontecimentos festivos, quando todos se ajudavam mutuamente, ou festejavam juntos.
Dos filhos do segundo casamento de Ignês, João Batista foi embora com seu pai para o Mato Grosso e a irmã, Páscoa, foi adotada  pela tia, irmã de Ignês, Belizária Ribeiro do Amarante, casada com Cezário Joaquim do Amarante que não tinham filhos. Páscoa casou-se com Oscar Alves Ferreira, dando origem à tradicional família “Amarante Ferreira”.  
A fazenda do “Posto”, herança de Ignês, foi vendida para João Batista de Souza, que a revende, em 1912, ao genro, Hercílio Vieira do Amaral.



Figura 3 - Rua Boanerges Pereira de Medeiros, em São Joaquim (SC).


Referências

MACHADO, Rosemere Marioti; OLIVEIRA, João Batista. Conhecendo São Joaquim. São Joaquim, 2000.
MUSEU DO JUDICIÁRIO DE SC. Inventários da Comarca de Lages referentes ao período de 1840-1888 que se acham arquivados nessa instituição. Florianópolis, 2003.
RIBEIRO, Enedino Batista. Cadernos manuscritos a partir de 1924. Arquivo privado.
PIAZZA, Walter F. (org.). Dicionário político Catarinense. Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catatina, 2ed., 1994.
SCHNEIDER, Ismênia Ribeiro. Arquivo privado.

[i] Documentos encontrados e fornecidos pelo pesquisador Rogério Palma de Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário