segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Dr. Agripa de Castro Faria - Relatos de Enedino Batista Ribeiro

Dando continuidade à matéria anterior sobre o Dr. Agripa de Castro Faria, apresentamos alguns trechos do livro “Gavião-de-Penacho: memórias de um serrano”, de Enedino Batista Ribeiro (1999). Eles narram um pouco da história do médico na cidade de São Joaquim e da sua parceria com Enedino, farmacêutico na cidade.
            Inicialmente, Enedino discorre sobre a compra que fez da farmácia de Hilário Bleyer, farmacêutico prático. Segundo o relato, o Sr. Bleyer afirmava ter o objetivo de se estabelecer em outra localidade, e não mais em São Joaquim (SC). Contudo, depois de seis meses, ele abriu uma nova farmácia no município, recebendo os receituários do Dr. Módena.
            Assim Enedino (1999, p. 474-475[i]) descreveu os fatos:

“O Sr. Hilário Bleyer [...] com a conivência do Dr. Módena, começou a fazer-me, na farmácia, uma concorrência desabusada e desleal, procurando incompatibilizar-me com a opinião pública da minha terra.
E como ninguém é rei em sua terra, eu levava a pior, caindo vertiginosamente o movimento da farmácia por falta de receituário. Eu não tinha, legalmente, meios de combater o meu concorrente, que tinha farmacêutico diplomado, que dava nome à sua farmácia.
De qualquer forma, eu precisava lutar, mas para isso precisava ter, pelo menos, um médico que receitasse para a minha farmácia, e foi o que fiz. Em fins de julho, vim com Lídia, minha esposa, a Florianópolis, hospedando-nos no Hotel Moura, na Praça XV de Novembro. O principal objetivo de nossa viagem à Capital do Estado era arranjar um médico que quisesse ir clinicar em São Joaquim, receitando exclusivamente para minha farmácia, no sentido de enfrentar a difícil situação criada pelo Sr. Hilário Bleyer e pelo Dr. Vicente de Módena.
De passagem por Lauro Müller, entrei em contato com o Dr. Agripa de Castro Faria, que ali exercia a medicina. Depois de lhe explicar minuciosamente a situação – de verdadeira guerra das farmácias -, Dr. Agripa me disse que iria para São Joaquim clinicar, receitando só para a minha farmácia, desde que eu lhe arranjasse clientela. Gostei do moço, da sua franqueza, me parecendo um homem leal.
De regresso a São Joaquim, estudei a situação e conversei com os amigos, inclusive com todos os membros da família de minha mulher.
Recebendo apoio de grande número de amigos e parentes, conversei outra vez com o Dr. Agripa, ficando determinada a sua ida para São Joaquim, nas condições por nós estabelecidas.”


            Na sequência, Enedino destinou um subtítulo de seu livro ao Dr. Agripa, conforme segue abaixo:

Agosto de 1926
Dr. Agripa de Castro Faria
Texto de Enedino Batista Ribeiro (1999, pgs. 475-477[i])

           "Vindo de Lauro Müller, em condução fornecida por mim, chegou a esta cidade [São Joaquim-SC] o Dr. Agripa de Castro Faria, médico natural da cidade de Campos, do Estado do Rio de Janeiro.
            Fui esperar o novo médico nas Tijucas, em casa do meu cunhado Antônio Vieira do Amaral, cuja mulher, minha mana Olívia, encontrava-se doente, ameaçada de aborto. Os detalhes já não lembro, mas sei que ela foi o primeiro doente que o Dr. Agripa atendeu em São Joaquim.
            Demonstrou desde logo que era bom médico na sua especialidade – Clínica Médica -, impondo-se, de imediato, à confiança do público.
            Conforme já contei em capítulo anterior, o Dr. Agripa vinha receitar exclusivamente para a minha farmácia. Foi sempre de uma lealdade absoluta, nunca receitando para a outra farmácia. [...]
De minha vez não perdia tempo, tratava de angariar clientes para o Dr. Agripa, entre os meus amigos e parentes. Foi uma luta dura, férrea e que durou anos.
Dr. Agripa morou sempre conosco em casa; era como um irmão. Só nos deixou depois de quase três anos de convivência diária, no dia de seu casamento, para morar na sua própria casa.
O novo facultativo era homem simples, de gênio alegre e folgazão, de sorte que caiu no gosto do povo, fazendo boa amizade e franca camaradagem com os joaquinenses, que viam um amigo no novo médico. Igualmente, logo assimilou nossos costumes e até carreirista ficou, apreciando muito esse esporte, assistindo e mesmo atando corridas de cavalos, tendo gasto boa soma de dinheiro.
Era de se ver e ouvir o Dr. Agripa, ao pé do fogo, falando em corridas, naquele linguajar floreado e pitoresco dos aficionados do querido esporte serrano.
Dessa forma, terminou o ano de 1926, fazendo, o Dr. Agripa boa clínica com o seu consultório sempre repleto de clientes, além das viagens frequentes que fazia a cavalo pelo interior do município, viagens penosas e cansativas, sempre, porém, muito lucrativas."

Referência

RIBEIRO, Enedino Batista. Gavião-de-Penacho: memórias de um serrano. Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHGSC); co-edição da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. Florianópolis: IHGSC, 1999.


[i] Com correções de Ismênia Ribeiro Schneider, novembro de 2017.

5 comentários:

  1. Bom dia

    Estou fazendo uma pesquisa da arvore genealógica de minha familia,meu avô por parte paterna nasceu em Bom jesus da Serra por volta dos anos de 1910 a 1920 foi casado com Bernardina Laura Correa natural de Santa Catrina. E o pai de meu avo^chamava -se Angelino Cândido, tenho feito pesquisas.Encontrei uma pessoa com nome de Angelo De Longo Cândido, mas não posso afirmar se faz parte da minha familia.Teria que ter acessos de mais dados na pesquisa,seraque poderiam me auxiliar ? Atenciosamente,

    Claudia Cândido

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!
    Procurei informações nos meus arquivos, mas infelizmente não encontrei nenhum dado.
    Você pode tentar pesquisar nos cartórios e paróquias da região.
    Outra alternativa, é buscar no site FamilySearch, que tem vários documentos originais digitalizados.
    Lá é possível fazer pesquisas por nomes ou buscar nos documentos originais digitalizados.
    https://familysearch.org/search
    Tem documentos de várias localidades do Brasil e do mundo. Para ver os documentos originais, você precisa clicar no mapa, na região desejada e escolher o país.
    Depois, descendo na página, você pode escolher a região/estado do Brasil em “Registros Históricos (Somente Imagem) de Brasil” e ver as imagens da coleção (escolher cidade e paróquia). Para isso, seria bom ter uma ideia de alguma data (nascimento, matrimônio e/ou óbito).

    Boa sorte na sua pesquisa!
    Att.,
    Ismênia.

    ResponderExcluir
  3. boa tarde, a senhora tem algum arquivo que se encontra o nome de jesuina ribeiro da silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!
      A princípio não me recordo do nome. Tem mais alguma informação sobre essa pessoa? Com quem casou, de quem era filho, alguma data (nascimento, óbito)?
      Att.,

      Excluir
  4. Procuro imforcaoes sobre meu sogro ilario austregesilo bleyer

    ResponderExcluir