sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Avenida Juvelino Vieira de Souza, Urupema (SC)

 

Ismênia Ribeiro Schneider

Cristiane Budde

Matéria construída com base nos dados fornecidos por

Carlos Solera, Eleni Cassia Vieira,

Juvelino Vieira de Souza Neto e irmãos

 

            Na matéria de hoje, apresentaremos mais um personagem que recebeu uma homenagem de nome de rua em Urupema (SC): Juvelino Vieira de Souza. A seguir, podemos ver a Lei Ordinária de 2001 que transforma a já existente Rua em Avenida Juvelino Vieira de Souza:

 



            Juvelino Vieira de Souza nasceu em 13 de maio de 1896 e faleceu em 07 de agosto de 1975. Filho de João Vieira de Arruda e de Anna Maria de Lima[i]. Tinha três irmãos legítimos: Protásio Vieira, Otávio Vieira e Eleodoro Vieira, e dois irmãos apenas por parte de mãe: Maria Benta e José Jango.

            Juvelino casou com Candida Arruda (nasc. 12/02/1904i – falec. em 1995), filha de Manoel Pinto de Arruda e de Maria Ignacia Pereira de Arruda. Data do matrimônio: 22 de abril de 1924i.

Notas:

Manoel Pinto de Arruda era proprietário da Fazenda do Cedro, e reconhecido como prestigioso chefe político. filho de João de Deus Pinto de Arruda e de Carolina Muniz de Saldanha ou Carolina Caetana Machado. Manoel era, portanto, neto do fundador da cidade de São Joaquim. Mais informações em: http://genealogiaserranasc.blogspot.com/2020/03/praca-manoel-pinto-de-arruda-urupema-sc.html

Maria Ignácia Pereira (nasc. 11/12/1882) era filha de Manoel José Pereira de Medeiros Filho e Maria Cândida da Silva Mattos.

            Candida, ou “Vó Coca” como era chamada pelos netos, era costureira, bordava à mão e também fazia crochê. Excelente cozinheira, fazia muito bem todos os tipos de doces caseiros (marmeladas).

 

Registro de matrimônio de Juvelino e Candida, primeira página. Fonte: Family search.



Convite de casamento de Juvelino.

          

O casal residia na Fazenda do Rincão.

Fazenda do Rincão.


 De acordo com dados enviados pelo neto de Juvelino (que recebeu o mesmo nome do avô), o tronco principal da árvore genealógica do avô é a seguinte:

 



 

Juvelino e sua esposa Cândida Arruda Vieira.


Juvelino (avô) serviu no 63º Batalhão de Infantaria, em Florianópolis, entre 1914 e 1915, hoje hospital do exército, na Av. Mauro Ramos. Também gostava de política, e foi candidato a prefeito por São Joaquim.

            Ademais, foi sócio fundador do Clube 3 de Maio, e sócio fundador da Hípica Pradinho (fundada em 10 de fevereiro de 1945[ii]), além de juiz de carreiradas.

 


Juvelino Vieira de Souza e o genro Manoel Jalbas de Souza, com o cavalo Serraninho, campeão em torneios importantes de carreira em Vacaria e Pouso Redondo.


Em 1958, comprou a Fazenda da Divisa, onde um de seus netos, com o mesmo nome, reside atualmente.

O casal teve somente duas filhas:

F1 - Ivonete Vieira De Sousa, casada com Orozimbo Oliveira Rodrigues.

Filhos:

N1.1 - Glaucia Maria Vieira Rodrigues (in memoria).

N1.2 - Blevio Jose Vieira Rodrigues (in memoria).

N1.3 - Luiz Carlos Vieira Rodrigues.

N1.4 - Vera Maria Vieira Rodrigues.

 

F2 - Ana Maria Vieira De Souza, casada com Manoel Jalbas de Souza.

Filhos:

N2.1 - Antonio Jairo de Souza.

N2.2 - Ana Cândida Vieira De Souza.

N2.3 - João Savas Vieira De Souza.

N2.4 - José Luiz Vieira De Souza.

N2.5 - Mara Vieira  De Souza.

N2.6 - Juvelino Vieira De Souza Neto.

 

Nota: Juvelino Neto ganhou de seu avô (ainda em vida) um relógio que o avô comprou quando estava no Exército em Florianópolis.

 


 

 

Referências



[i] FAMILY Search. Certidão de matrimônio de Juvelino e Cândida.

 [ii] Certidão sobre Estatutos da Sociedade Hípica Pradinho, Urupema. Livros de Regoistros de Pessoas Jurídicas, Livro de n. 2, fls 66, n. 19. Documento fornecido por Carlos Solera e Eleni Vieira, a quem agradecemos.

 Dados fornecidos por Carlos Solera, Eleni Cássia Vieira, Juvelino Vieira de Souza Neto, esposa, e irmãos, a quem agradecemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário