sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Rua Boaventura Lopes (Parte II)


 

Ismênia Ribeiro Schneider

Cristiane Budde

Daniela Ribeiro Schneider

Matéria escrita com auxílio de Carlos Solera, Eleni Cássia Vieira,

e descendentes de Boaventura Lopes,

em especial Dra. Renée Waltrick de Arruda Correia

e Silvana Corrêa Costa

 

            Hoje continuamos a matéria anterior, sobre Boaventura Lopes Pinto de Arruda (14/07/1872[i] – 24/03/1965), que foi homenageado com um nome de Rua no município de Urupema (SC).

            A seguir, apresentamos um texto escrito[ii] pelos descendentes de Boaventura, em que contam um pouco da história oral da família e descrevem seus descendentes:

 

Manoel Joaquim Pinto de Arruda (avô de Boaventura) veio de Piracicaba (SP) para Santa Catarina. Desembarcou na cidade de Florianópolis (antiga Desterro), indo trabalhar em uma casa de comércio em Aririú, onde também trabalhava Manoel Pereira de Medeiros. Estes, tornaram-se amigos e, mais tarde, concunhados. Ambos se enamoraram pelas filhas do patrão.

Depois de um tempo, Manoel Arruda foi trabalhar no Rio Grande do Sul em um curtume. Mas resolveu voltar para Aririú com a intenção de casar-se com Maria Joaquina (filha do antigo patrão). O pai da moça consentiu o pedido, contanto que ele subisse a Serra e lá fundasse uma cidade. Nesta situação, seu amigo, Manoel Pereira de Medeiros, também pediu a mão da outra filha em casamento, e teve a mesma condição para que pudesse se casar.

Casaram-se e cada um recebeu um determinado número de escravos e homens para ajudá-los na missão. Manoel Joaquim Pinto de Arruda fundou a cidade de São Joaquim em sete de maio 1887[iii],[iv].

 

Notas:

* Detalhes de todo o processo de instalação do município de São Joaquim em: http://genealogiaserranasc.blogspot.com/2017/05/retrospectiva-historica-dos-130-anos-de.html

** Manoel Pereira de Medeiros é considerado o fundador do povoado de Sant’Ana, mais tarde Urupema (inicialmente, distrito de São Joaquim e, depois, município[v]). Para saber mais, veja a matéria publicada em 13/05/2020: http://genealogiaserranasc.blogspot.com/2020/05/avenida-manoel-pereira-de-medeiros.html.

 

De seu casamento com Maria Joaquina, tiveram cinco filhos: João de Deus Pinto de Arruda, Januário Pinto de Arruda, José Pinto de Arruda, Romualdo Pinto de Arruda e Francisca Pinto de Arruda.

Destes, João de Deus Pinto de Arruda, casou-se com Carolina de Medeiros, com a qual teve quatro filhos: Francelício (Felício), Manoel (Tio Maneco), Boaventura Lopes Pinto de Arruda (Tio Lope) e Maria Angélica (Tia Marica).

Boaventura Lopes Pinto de Arruda nasceu em São Joaquim, mais precisamente no dia 14 de julho de 1872. Morava na Fazenda da Divisa com seus pais e ajudava no cuidado do gado, para que fossem protegidos dos índios e de algumas possíveis feras das matas. Como havia dificuldade de frequentar a escola, seus pais contrataram um professor particular, com o qual teve apenas três meses de aula. Não contente com o que havia aprendido, com suas economias, quando ia para o Litoral, onde seus pais costumavam passar as temporadas de inverno, ele aproveitava e comprava livros. Dentre eles uma Gramática e um Dicionário da Língua Portuguesa.

Na Fazenda enquanto cuidava do gado, ele se envolvia tanto com o Dicionário que esquecia do seu afazer. Com isso, conta-se que acabou decorando o dicionário e a gramática também. E, assim, com sua ânsia de aprender mais e mais, ele continuou adquirindo livros para leitura, tornando-se um autodidata. Mais tarde, tornou-se político e foi nomeado Major Boaventura Lopes Pinto de Arruda. 

Conheceu Jovina de Araújo Lima, com quem se casou e teve os filhos:

F1 - Joaquim Pinto De Arruda, médico, natural de São Joaquim/SC, nascido em 18/08/1905 (Faleceu em 09/10/1997), casou-se com Juracy Pereira de Arruda com quem teve os filhos:

N1.1 - Rogério Pinto de Arruda, nasceu em São Joaquim em 04/12/1935 e faleceu em 10/01/1965 (médico).

N1. 2 - Maria Aracy Pinto de Arruda (Berndt), nascida em São Joaquim no dia 20/12/1936, casada com Aldo Berndt.

Filho:

BN1.1.1 - Rogério Pinto de Arruda Berndt, nascido em Florianópolis no dia 23 de outubro de 1965.

N1.3 - Angelita Terezinha Arruda Wagner, nascida em São Joaquim em 08/09/1940, casou-se com Alcione Sell Wagner

Filhos:

BN1.3.1 - Cláudio Arruda Wagner nasceu em Lages em 20/03/1962;

BN1.3.2 - Ângela Arruda Wagner da Costa, nasceu em Florianópolis em 26/05/1963;

BN1.3.3 - Carlos Antônio Arruda Wagner, nasceu em 12/06/64 na cidade de Lages SC.

N1.4 - Dulce Jovina de Arruda Lima, nascida em Florianópolis em 07/07/1948, casada com Lázaro Lauri de Lima.

Filhos:

BN1.4.1 - Karina de Arruda Lima nascida em Florianópolis em 06/01/1968;

BN1.4.2 - Rafael de Arruda Lima, solteiro, nascido em Florianópolis em 13/11/1970;

BN1.4.3 - Antônio de Arruda Lima, nascido em Florianópolis em 10/07/1978.

 

F2 - Raul Pinto de Arruda, nascido em São Joaquim em 11/08/1907 (faleceu em 13/01/1989), fazendeiro, casou-se com Ruth Waltrick de Arruda, com quem teve a filha:

F2.1 - Renée Waltrick de Arruda Correia, nascida na Cidade de Urupema em 15/06/1930, médica, casada com Capitão Numa Correia Sobrinho.

 

-----

 

            A seguir, publicamos mais algumas fotos fornecidas pelos descendentes de Boaventura Lopes.

Figura 1 - Boaventura e Dona Jovina, já com mais idade.


Figura 2 - Francelício Pinto De Arruda (irmão de Boaventura), em 1926. Era conhecido como Felício.


Figura 3 - Francelício Pinto de Arruda e Vicência Pinto de Oliveira.  São Joaquim, 24 de março de 1905.
 
Figura 4 - Ilma, filha de Francelício Pinto De Arruda.  São Joaquim, 1924.


Figura 5 - Joaquim Pinto de Arruda.


Figura 6 - Raul Pinto de Arruda e Ruth Amarante Waltrick.


Figura 7 – Dra Renée. Formatura no curso da faculdade de Medicina na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba.



Figura 8 - Certificado conferido à Dra. Renée.

 

Figura 9 - Numa Correia Sobrinho, marido de Renée.

  

Nota: Gostaríamos de agradecer aos descendentes de Boaventura Lopes Pinto de Arruda, pela imensa contribuição nessas duas últimas matérias.

 

Referências e notas



[i] Dados fornecidos pelos descendentes de Boaventura Lopes, em especial Dra. Renée Waltrick de Arruda Correia e Silvana Corrêa Costa.

[ii] Com pequenas modificações das pesquisadoras Ismênia, Cristiane e Daniela.

[iii] A Instalação do município e da 1ª Câmara Municipal ocorreu em 7 de maio de 1887, onde foram eleitos como vereadores Matheus Ribeiro de Sousa, Marcos Batista de Sousa, José Alves de Sá, José Rodrigues de Sousa, João de Deus Pinto de Arruda, Aureliano de Sousa e Oliveira (Neto) e Policarpo José Rodrigues. Dado retirado de RIBEIRO, Enedino Batista. In: ed. Departamento Estadual de Estatística. São Joaquim: notícia estatístico-descritiva. [S.l.: s.n.]. 71 p.

 [iv] Dez fazendeiros assumiram a chefia dos trabalhos de fundação de São Joaquim da Costa da Serra em 01.04.1873, em que Manoel Joaquim Pinto era o Presidente. Ver matéria completa em: http://genealogiaserranasc.blogspot.com/2017/05/retrospectiva-historica-dos-130-anos-de.html.

 [v] A emancipação administrativa do Município de Urupema foi alcançada em 04 de janeiro de 1988 e sua instalação em 1º de junho de 1989. Disponível em: https://www.urupema.sc.gov.br/cms/pagina/ver/codMapaItem/103621.





Nenhum comentário:

Postar um comentário