quarta-feira, 27 de outubro de 2021

RUA FLORISNALDO DA SILVA MUNIZ (Parte II)

 

                                    Matéria elaborada por Carlos Solera

                                                                                                           e

                                                                                    Eleni Cássia Vieira

 

Acervo Carlos Solera


URUPEMA TEMPO E MEMÓRIA

 

Projeto cultural idealizado e desenvolvido por Eleni Cássia Vieira e Carlos Solera. Conta com parceria técnica do Blog Genealogia Serrana de Santa Catarina, com as renomadas pesquisadoras, escritoras, professoras Ismênia Ribeiro Schneider, Cristiane Budde, Daniela Ribeiro Schneider e a importantíssima colaboração da comunidade de Urupema.

Visa resgatar a história de vida de pessoas que nomeiam as ruas de Urupema, e, de alguma forma, contribuíram para o enriquecimento da cultura local.


Na edição anterior, apresentamos o histórico de vida de Florisnaldo da Silva Muniz (Naná), que nomeia uma das ruas da cidade. Abaixo, foto de uma atividade que ele gostava muito. Uma “carreirada” de cavalos. 


Nota: Confira a primeira parte da matéria em: http://genealogiaserranasc.blogspot.com/2021/09/rua-florisnaldo-da-silva-muniz.html 

 

Carreira da égua “Princesa” do Vovô Naná e Vovó Aurora – ano 1965

Acervo Casa da Cultura Ana Paula da Silva Souza – Urupema/SC


O que a rua guarda?

 

Lembranças, encontros, vivências, experiências coletivas, acontecimentos e a inefável dimensão da vida cotidiana.

Local de passagem, itinerário, nela a cidade se manifesta em movimentos.

Espaço da pluralidade. Abriga o sol, a chuva, flores, pássaros, animais, estrelas, a lua, enfim, todos os seres que caminham por ela.  Vive aberta a revelar o tempo de cada um.

Por trazer em si uma bagagem, torna-se diálogo singular de interpretações e emoções. A rua se refaz pela interligação de todos os sentidos. Feita de memórias, ganha novas construções e se nutre de referências.

Escrever sobre o nome de cada rua de Urupema, é sentir a sensação de que abrimos um livro a nossa frente, cheio de histórias, encontros, fotografias, escritos. E que tesouro escondido!

Notório e gratificante, participar do movimento das famílias em busca de tantos achados imemoráveis. Deixar vir à lembrança tanto semear, tantos causos que a lágrima se transforma em sorrisos e a saudade vem em forma de colheitas.

As histórias dos filhos de Urupema, tecidas em fios de saberes, dizeres, de lá do passado e de cá do presente, têm um coração na frente porque, aqui, ainda se pode dizer que esta rua tem nome do meu pai, avô, tio, irmão. E o que mais chama a atenção, as ruas são todas nominadas com filhos de Urupema.

Este é o grande diferencial, singularidade de um local cuja maior força de identidade é a família.

 

A rua Florisnaldo em novos tempos

 

Visando atender a novas necessidades de desenvolvimento municipal, a rua Florisnaldo da Silva Muniz recebe parte de um macro projeto turístico elaborado entre governo de Santa Catarina e prefeitura local Rua Coberta de Urupema.

Nesse sentido, transforma-se em local de festejos, cerimônias, entretenimento e empregabilidade, inspiração, entre outros. Como espaço público se abre à convivência social.

O caminhar ganha novo olhar sem a correria dos automóveis. O pedestre pode escolher por e para onde ir. O diálogo singular de interpretações se abre ao passado, presente e futuro.


Finalizando esta matéria, apresentaremos projetos que envolvem a Rua Florisnaldo da Silva Muniz e seu entorno, espaço que, em breve, receberá importante complexo turístico. Com certeza, será um diferencial no segmento de turismo serrano e em todo estado de Santa Catarina. 

Urupema, na Serra Catarinense, segue com planejado desenvolvimento urbano, tópico de fundamental importância à vida comunitária. E realiza também, inúmeras ações para o desenvolvimento do segmento de Turismo, setor de atividades que revela imenso potencial de crescimento no município.

A implantação do Complexo Turístico de Urupema é um projeto desenvolvido pela municipalidade e pela Santur, órgão estadual de Turismo.

Dentre as várias estruturações propostas, uma delas se destaca pela abrangência de atividades econômicas, sociais e de embelezamento - Rua Coberta de Urupema.

 

Rua Florisnaldo da Silva Muniz

Acervo Prefeitura Municipal de Urupema


 

Rua Florisnaldo da Silva Muniz

Acervo Carlos Solera

 

Será implantada na rua Florisnaldo da Silva Muniz, espaço inspirador do projeto inicial. Trará conforto e aconchego aos turistas, que para cá viajam em busca de sentir as baixas temperaturas invernais, ver a neve, o sincelo e nossas belezas naturais. Mas não querem passar frio.

O empreendimento propiciará ao morador ou investidor, novas oportunidades de trabalho, emprego, renda e lazer. E ao visitante, uma gama diversificada de atividades como atrativo.

Sobre essas proposições, o projeto Urupema Tempo e Memória buscou saber junto à Administração Municipal como tudo teve início e se encaminha no momento. 

 

Complexo Turístico de Urupema

 

O governador Carlos Moisés conheceu o projeto arquitetônico e o conceito do novo Complexo Turístico para Urupema, elaborados pela Santur e pela prefeitura, para garantir mais conforto aos moradores e milhares de turistas que visitam o município da Serra Catarinense. A iniciativa faz parte de uma série de ações para qualificar a estrutura urbana da cidade.

Os projetos foram apresentados pelo prefeito de Urupema, Evandro Frigo, pela vice, Cristiane Muniz Pagani Almeida, e técnicos do município e do Estado. O governador Carlos Moisés manifestou a disposição do Governo do Estado em ajudar a viabilizar as obras e considerou que se tratam de projetos capazes de transformar a realidade em Urupema.

"Temos um potencial muito grande naquela região. Precisamos dessa mobilização para que a iniciativa privada também se sinta encorajada a investir e melhorar a experiência para os turistas, levando mais desenvolvimento a Urupema e à região", afirmou.

Como encaminhamento da reunião, ficou definido que o município promoverá ajustes finais nos projetos e, posteriormente, o Governo do Estado analisará a viabilidade da celebração de convênio.

De acordo com o prefeito, o objetivo é transformar o potencial turístico em desenvolvimento econômico sustentável com qualidade de vida para a população local e regional. "Fizemos várias reuniões muito produtivas com os parceiros, como a Santur, SDE (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável), Casa Civil. Toda essa movimentação será importante para desenvolver não só aquela região da rua coberta, mas todo o comércio no entorno", projeta o gestor municipal.

O presidente interino da SANTUR, Renê Meneses, destacou o potencial que o projeto tem para impulsionar o turismo na região. "Esse será um grande atrativo para a Serra Catarinense, sem dúvida irá impactar o turismo catarinense. Além da funcionalidade, conseguimos passar uma visão daquilo que o setor de turismo poderá ganhar com este empreendimento. Estruturar nossos pontos turísticos é essencial para atrairmos mais visitantes, com toda a segurança possível", destacou.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon, mostrou-se otimista quanto à viabilidade dos projetos e o futuro do turismo em Urupema. "É preciso pensar nos atrativos, fazer com que os turistas argentinos que vêm a Santa Catarina passem também por Urupema e pela Serra Catarinense. Será uma transformação que será inspiradora para outros municípios do estado", afirma Buligon.

Também participaram da reunião o subchefe da Casa Civil, Juliano Chiodelli, o assessor especial do Governo do Estado na Serra Catarinense, Lucas Neves, o reitor da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), Kaio Henrique Coelho do Amarante, e técnicos e lideranças do Governo do Estado e do município.

 

O novo tempo chegou

 

No dia 10 de setembro, um importante evento ocorrido em Urupema veio trazer ainda mais otimismo e perspectiva de sucesso aos objetivos propostos. Com a presença do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, diversos secretários estaduais, parlamentares, autoridades regionais e municipais, significativa participação da comunidade, foi assinado um convênio entre estado e município de Urupema, com repasse de uma verba de R$ 8.2 milhões de reais para diversas obras municipais.

Dentro deste montante, o valor de R$ 6.2 milhões de reais será destinado à construção do Complexo Turístico em Urupema.

 

Governador Carlos Moisés assina o convênio de parceria do Estado e Município de Urupema ao lado do prefeito Evandro Frigo Pereira e vice-prefeita, Cristiane Muniz Pagani Almeida

Acervo Prefeitura Municipal de Urupema

 

 

Ato solene do convênio Estado e Urupema, já formalizado, sendo apresentado aos presentes. Momento de muita emoção.

Acervo Prefeitura Municipal de Urupema



O município de Urupema está prestes a receber, através do projeto de lei nº 1389/2019, que tramita no Congresso Federal, de autoria do senador catarinense Esperidião Amin, o título de Capital Nacional do Frio. Já aprovado em comissões específicas da Câmara Federal e Senado, aguarda só a sanção presidencial para sua promulgação.

A Rua Coberta terá dois andares, uma passarela em frente à praça central e elevador para pessoas com deficiência, em conformidade à norma 9550/2015. Abrigará diversos equipamentos na área de gastronomia, cultura e lazer e como observatório da Praça Manoel Pinto de Arruda, será épica e histórica.

A seguir, projeções ilustrativas do projeto, oriundas do acervo da prefeitura do município.

  


 

  


 

Sobre sua cobertura, está prevista a instalação de um sistema com placas para geração de energia solar que deverá fornecer energia às instituições públicas localizadas em seu entorno. 

 


 

Na lateral da Rua Coberta, dentro da Praça Manoel Pinto de Arruda, haverá a implantação de um novo termômetro com cabine acoplada para fotografias, com imagens das belezas naturais de Urupema.

  


 

Em função da Rua Coberta no âmbito da Rua Florisnaldo da Silva Muniz, outras ações acontecerão dentro do macro projeto do Complexo de Turismo de Urupema. A saber:

·  revitalização do Contorno da Igreja Matriz, para manutenção do fluxo rodoviário;

·  implantação de Deck junto a Ponte do Rio Caronas, para observação das trutas.

·  implantação de cobertura na Ponte sobre o Rio Caronas.

 

 




 

  

Haverá também a instalação de um poço artesiano que será feito através da CASAN e a complementação da ligação da rede de esgoto na sede. 

São melhorias importantes ao munícipe e ao visitante. Como diz o dito popular “a cidade antes de tudo tem que ser boa para o morador”.

Encerrando o ato solene da manhã do dia 10 de setembro, o governador Carlos Moisés foi agraciado de forma afetuosa pela comunidade, com diversos brindes, momentos que marcaram sua passagem por Urupema.

  

Maçãs de Urupema sendo entregues ao governador Carlos Moisés, pelos produtores rurais Paulo Cavalheiro e Rosilene Arruda

Acervo Prefeitura Municipal de Urupema


 

O governador recebendo produtos fitoterápicos das mãos de Luzia Fabre Pagani Paes, técnica responsável pela elaboração dos Fitoterápicos Tia Lota - Secretaria Municipal de Saúde; Sirlei Vieira Muniz Pereira -Secretária Municipal de Promoção Social

Acervo Prefeitura Municipal de Urupema



Carlos Solera entrega ao governador Carlos Moisés, o livro CANTARES DO TROPEIRISMO, obra de sua autoria e de José Osmir Fiorelli (Sorocaba/SP)                                                                                 

Foto Marleno Muniz - Acervo Carlos Solera


 

 

Tempo de entusiasmo e coragem em que todo desafio é um

convite à luta que a gente enfrenta com toda disposição de

tentar algo de novo, e quantas vezes for preciso.

 

(Mário Quintana – A Idade de Ser Feliz)  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário