quarta-feira, 25 de abril de 2012

HISTÓRIA DA FAZENDA BOM SUCESSO

Por: Ismênia Ribeiro Schneider


A Fazenda Bom Sucesso localiza-se no município de São Joaquim, na região do Pericó, Rodovia SC 430, que vai a Urubici e Florianópolis. Pela escritura que traz seus limites, é possível aos moradores atuais da região, muitos dos quais ainda descendentes do seu último grande proprietário e que ali ainda residem, refazer a sua área.
Ela fazia parte das extensas propriedades, nessa região, do Capitão MANOEL CAVALHEIRO LEITÃO (filho de Miguel Pedroso Leite e de Inocência Pereira Pinto), c.c. MATILDE MARIA DO AMARAL FONTOURA, que em 17.02.1828 a vendem a MANOEL RODRIGUES DE SOUZA (1796-1868) (filho de Matheos José de Souza e Clara Maria de Athayde - casal fundador da família Souza na Serra Catarinense), c.c Anna Maria de Lima.
As outras áreas pertencentes à família Cavalheiro Leitão eram: “Morro Agudo” (domicílio da família), “Varginha”(vendida ao casal Manoel/Matilde por João Inácio Pereira,  neto do Capitão Joaquim José Pereira), “Fazenda da  Ilha”, “Colégio”, “Rocinha” e “Postinho”. Bem no meio deste conjunto de propriedades, em 1873, os netos de Manoel /Matilde, participantes ativos do grupo de fazendeiros que fundou São Joaquim, vendem ao grupo fundador uma área denominada “Chapada do Cruzeiro”, na qual irá se assentar a nova freguesia. As propriedades dos Cavalheiro Leitão rodeavam a cidade de São Joaquim, efetivamente, pelo norte e pelo leste, sendo que a Bom Sucesso ficava ainda mais ao norte, entrando pela região do Pericó e Urubici.
Diz Osni de Souza Vieira, estudioso de genealogia e descendente de Manoel Rodrigues de Souza, que este foi enterrado no pequeno cemitério do Pericó, ainda cheio de velhos túmulos de ferro, mas já sem identificação.
Tenho procurado estudar a família descendente de Manoel/Matilde, dada a sua importância para a historiografia do município de São Joaquim. Pelo descoberto até aqui, tiveram apenas um filho, com o mesmo nome do pai, que não casou, mas viveu maritalmente com uma mulher com a qual teve sete filhos reconhecidos oficialmente seus herdeiros por ocasião de sua morte, ocorrida em 1860: Joaquim, Manoel, João, Bento, Inácio, Antônio e Marianno, todos registrados como “Cavalheiro do Amaral”, e figuras atuantes na comunidade. Lideraram, por exemplo, a fundação do Partido Liberal na nova freguesia, em oposição ao grupo chefiado pelo Coronel João Ribeiro, do Partido Conservador, conseguindo eleger o primeiro intendente da nova povoa, Antônio José Alves de Sá.
Os limites desta fazenda pode-se ver descritos na Escritura de compra e venda da fazenda Bom Sucesso, em 1828:
“Essa uma Fazenda de criar animais cita no districto desta vila denominada Bom Sucesso cujos campos unidos com outra parte de campos do outro lado do Lavatudo dicidiram eles vendedores vendião com todas suas benfeitorias ao dito comprador Manoel Rodrigues de Souza pelo presso e quantia de duzentos cincoenta mil reis, obrigados a pagar a siza entre eles vendedores e compradores, no tempo do vencimento dos pagamentos, como é de Lei, cujos campos de Bom Sucesso faz suas divisas seguintes: por uma parte com a Fazenda denominada Cedro pertencente a eles vendedores por um lageado chamado de Porteira desde a serra de onde nasce o dito Lageado até onde faz barra no Rio Lavatudo, e seguindo por este acima fazendo divisa até chegar a uma Barrinha de arroio pequeno que nasce do Mato da Varginha, e subindo por ele acima vai fazendo divisa com campos dos mesmos vendedores do outro lado do Rio Lavatudo, até o centro do referido Mato da Varginha, cujo arroio tem a denominação de Arroio do Barreiro porque antes de chegar ao sobre dito Mato da Varginha se partem em dois galhos, porisso aqui se declara que a divisa fica sendo pelo último galho, ficando pertencente a ele comprador o Rincão chamado do Piá entre os dois galhos citados. E por outra parte faz divisa com campos do Capitão Domingos José de Brito (4) pela restinga chamada do Falcão, onde se acha um pinheiro por divisa com os campos do Bairros, hoje pertencente aos herdeiros do finado Antonio da Costa Varella, e faz divisa com este em uma restinguinha em que se tem conservado uma porteira, cuja divisa dicidiram eles vendedores que tinha sido convencionado entre eles e dito finado Varella, cujos campos aqui citados dicidiram eles vendedores que o dito comprador poderia desfrutar e gozar como seus que ficam sendo de hoje para sempre para si e seus herdeiros” (Grafia original).

Lembramos que no estudo anterior aparecido no Blog, sobre a genealogia de Antônio Saturnino de Souza e Oliveira, este tinha campos na Fazenda Bom Sucesso, que deixou de herança para seus filhos Aureliano e Manoel Saturnino de Souza e Oliveria. Estas terras eram suas por herança de sua esposa CLARA MARIA DE SOUZA filha de Manoel Rodrigues de Souza e Anna Maria de Lima, os compradores destas terras na referida escritura supracitada.
As terras de Bom Sucesso são, ainda hoje, uma das regiões mais bonitas de São Joaquim.

                                          ***************************

9 comentários:

  1. Cara Sra. Ismênia, por sua postagem acima, percebi que talvez não possua as informações sobre os Filhos do casal Manoel Cavalheiro Leitão e Matildes do Amaral Gurgel (Fontoura). Caso haja interesse de Sua parte, posso remetê-la. Avancei também nos Ancestrais Rodrigues de Andrade e Colaço Moreira (ascendentes de Sua Ancestral Maria Rodrigues de Andrade, irmã de Minha Ancestral Bertholina Maria Rodrigues de Andrade)
    Um grande Abraço e Sucesso.
    Atenciosamente
    Maria A. Godoy

    ResponderExcluir
  2. Olá Maria Godoy,
    Parazer em receber seu comentário. Tenho sim interesse de receer suas pesquisas, principalmente as de Rodrigues de Andrade. Nao conheço os Colaço Moreira. Gostaria de saber mais. Vc poderia me escrever para meu e-mail menoka@uol.com.br Abraços, Ismênia.

    ResponderExcluir
  3. FILHOS DE MANOEL CAVALHEIRO LEITÃO E MATHILDES DO AMARAL GURGEL ANNES (após o casamento, Amaral Fontoura, neta materna de Manoel Marques Arzão)
    1 - Inácio, batismo em 29/08 de 17.. em Lages/SC
    2 - Inocência Maria Do Amaral batismo em 17/11/1799, Lages/ SC. Casou-se com Ignácio Luís Carneiro, em 26 de novembro 1817 em Lages, filho de Luciano Carneiro Lobo e Maria Francisca De Sá. Inácio faleceu em 1792 , Castro,PR,Brasil.

    3 - Antonio Cavalheiro do Amaral batismo em 27 setembro de 1801. Era solteiro 1851. Casou-se com Maria Cesária Dos Prazeres, f ilha de Antonio Da Rosa Madruga e Alexandrina dos Prazeres e Córdova. Ela faleceu em 1815.

    Antonio Cavalheiro do Amaral, teve também o filho Luis com Rosaura Maria de Siqueira “ao Inocente Luiz batizado em (04/02/1842)
    Pais solteiros , nasceu em 06/09/1839. Padrinho Manoel Caetano do Amaral casado.
    Matildes – Mãe Rosaura Maria de Siqueira e Antonio Cavalheiro do Amaral, padrinhos: João Batista de Souza e Candida dos Prazeres de Córdova. Em 31/07/1842

    4- Genoveva do Amaral Cavalheiro batismo em 26/ abril de 1803 Lages,cc com seu primo Manoel Caetano do Amaral, filho de José de Souza e Inácia Maria do Amaral.

    Segue Complemento

    ResponderExcluir
  4. 5 - Manoel Cavalheiro Leitão Filho , batismo em 21 de outubro de 1804 em Lages, viveu maritalmente com Mariana Cândida de Almeida, Maria Rosa Fernandes. Com testamento em Sorocaba em 1852 e inventariado em 1860 em Lages. Sepultado no Cemitério Público da mesma cidade. Em testamento, reconheceu a todos os 7 filhos.

    Com os seguintes filhos da união com Mariana Cândida de Almeida: (informações em parte compiladas do Blog Genealogia Serrana – Genealogista Ismênia Ribeiro Schneider com alguns acréscimos).

    5.1 -JOAQUIM CAVALHEIRO DO AMARAL, batismo em 05/01/1829 e falecimento em 21/02/1887. Teve como companheira, Carolina Pereira. Filhas do casal:
    5.1.1 - Maria das Dores Cavalheiro do Amaral, c.c .Luiz Plínio Colin;
    5.1.2 - Maria Tulutina Cavalheiro do Amaral, c.c. Rafhael Ribeiro;
    5.1.3 - Andrelina Cavalheiro do Amaral, c.c. Fortunato Borges Pereira. Filhos do casal:
    Maria, 11 anos;
    Carolina, 09anos;
    Joaquim, 08 anos;
    Roza, 07 anos.

    Segue Complemento

    ResponderExcluir
  5. 5.2 - JOÃO CAVALHEIRO DO AMARAL , batismo em Lages em 02/11/1831 LB5, fls 16, cc Bertulina Rosa Fernandes, filha de Maria Rosa. João faleceu em 1914. Filhos do Casal: (dos que se sabe)
    2.1 - Laurindo Cavalheiro do Amaral, cc Virgilina Henrique de Oliveira

    2.2 - José Cavalheiro do Amaral, cc. Anna Feliciana da Silva Ribeiro

    2.3 - Anna Cavalheiro do Amaral nasceu em 1854, cc Joaquim Antônio de Godoy, (meus Bisavós Maternos) . Êle nascido em 15/ 05/1853 e batismo em Lages 10/12/1853, L21, fl. 03, registro 10, na Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres, filho de Tristão Augusto de Godoy e Bertolina Maria Rodrigues de Andrade, (filha de Floriano Rodrigues e de Guiomar de Siqueira. Floriano filho de Antônio Rodrigues de Andrade e Victoriana Maria de Jesus cc *Guiomar de Siqueira, a mesma, filha de Félix José de Siqueira (natural de Coritiba) e Izabel Maria Dias.
    *Existe registro de Guiomar também com o nome de Guiomar Valgos Galvão de Siqueira.

    Tem sequencia abaixo, os outros filhos de Manoel Cavalheiro Leitão Filho:

    5.3 – MANOEL CAVALHEIRO DO AMARAL faleceu solteiro em 29/06/1906

    5.4 - BENTO CAVALHEIRO DO AMARAL, nascido em 1834, teve como companheira, Cândida Maria Pereira. Faleceu em 1912.
    Filha única:
    5.4.1 - Herculana Pereira do Amaral, casada com José Custódio Pereira e seus netos são únicos herdeiros.
    Netos:
    5.4.1.1- Gervázio Pereira do Amaral,
    5.4.1.2 - Laurival Pereira do Amaral
    5.4.1.3 -Anfrósio Pereira do Amaral.
    5.4.1.4 –Candida Pereira do Amaral casada com Hermínio Dutra

    5 – INÁCIO CAVALHEIRO DO AMARAL , nasceu em 1839 e teve como companheira “Nicota”, faleceu em data desconhecida e sem testamento.(com geração)

    *Filho de Manoel Cavalheiro Leitão e Maria Rosa Fernandes:

    6 – ANTÔNIO CAVALHEIRO DO AMARAL TOTA, nasceu em 1842 e faleceu em 1921. Era filho de Manoel Cavalheiro Leitão e Maria Rosa Fernandes. Casou-se com Maria Cavalheiro do Amaral, filha do irmão por parte paterna João Cavalheiro do Amaral. (com geração de 10 filhos). Teve também como companheira Maria Apolinária de Sá.

    7– MARIANO CAVALHEIRO DO AMARAL, nasceu em 1845. Foi vítima de “hum tiro” aos 25 anos em 1870. Sem Geração

    Outros Filhos de Manoel Cavalheiro Leitão e Mathildes do Amaral Gurgel

    6 - Rita Lourenço do Amaral , casou em Lages em 182... em Lages com Duarte Muniz Fogaça, batizado na Vila de Sorocaba, Provincia de São Paulo, Filho de Francisco de Paiva Muniz e de Maria Antonia de Moura. (obs. Duarte Muniz é padrinho de batismo de João Cavalheiro do Amaral).

    7 - Maria da Glória Cavalheiro, cc Manoel Gonçalves Pacheco, filho de Lenciano Gonçalves Pacheco e Dona Escolastica Maria de Almeida, ambos Mineiros.

    *Nomes dos Filhos de Manoel Cavalheiro Leitão, Fonte - Walter Dachs, e Genealogia Tropeira. Waltter Dachs “pesquisador histórico e genealógico residiu por alguns anos em Lages, escreveu uma coletânea de artigos para o Jornal Guia Serrano, de 1960 a 1964, com base em dados coletados na Genealogia Paulista, de Silva Leme, no Censo das Ordenanças da Vila de Lages (recenseamento do período de 1777 a 1794), nos registros da Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres (período de 1767 a 1818” in Genealogia da Família Arruda). Informações sobe os Filhos de Manoel Cavalheiro Leitão Filho, dos arquivos da Genealogista Ismênia Ribeiro Scneider e Sr. Enedino Baptista Ribeiro e complementos meus.

    Grata Prima Ismênia, pelos Primeiros Passos.

    Maria Godoy de Azevedo de Castro Faria

    ResponderExcluir
  6. Meu nome é ARlei Roni de Moraes Mattos, sou filho de Aristheu Ribeiro Mattos, que é filho de José Ribeiro de Mattos e Reduzina Souza de Mattos, Reduzina tem como pais JOSÉ CAVALHEIRO DO AMARAL E MARIA E. DO AMARAL,
    Meu pai é natural de são joaquim e meu bisavó José Cavalheiro do amaral , foi um dos primeiros moradores de caçador SC, será que tem algum grau de parentesco com os Cavaleiro amaral de são joaquim???

    ResponderExcluir
  7. Meu bisavô João cavalheiro morador do centro de Florianópolis irmão dele Adão cavalheiro morador do ribeirão os primeiros moradores de Florianópolis Adão fez parte do primeiro corpo de bombeiros da capital

    ResponderExcluir
  8. Olá estou procurando por um ancestral comum na região da serra seu nome seria Daniel Vieira Pedroso ele foi casado com Simiana de Liz e Abreu, quem puder ajudar fico muito grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!
      Infelizmente não tenho dados sobre eles.
      Sabe de quem eram filhos?

      Boa sorte na busca!
      Abs.

      Excluir