Páginas

sábado, 23 de junho de 2012

Árvore genealógica das primeiras gerações da Família Ribeiro (1737 - 1944)


Vamos colocar no blog uma sequencia de árvores genealógicas das Famílias Ribeiro e Souza, ancestrais da pesquisadora Ismênia Ribeiro Schneider, duas famílias que entrecruzaram seus caminhos na construção de cidades e da cultura da Serra Catarinense.
Com as árvores esperamos que fique mais fácil de visualizar os dados genealógicos aqui expostos.
Iniciamos com as primeiras gerações da família Ribeiro e colaterais.
Os estudos dessas duas famílias compreende dez gerações da Família Ribeiro e nove da Família Souza. Naturalmente, em árvore genealógica é impossível colocar todos os dados em uma só árvore. Vamos tentar colocar por geração. Portanto, a árvore apresentada acima mostra a primeira união entre as duas importantes famílias, que aconteceu entre João da Silva Ribeiro "Sênior" (1787 - 1868) e Maria Benta de Souza (1790 - 1857). Foi dessa união que surgiram nove descendentes, dentre eles João da Silva Ribeiro Júnior (Coronel João Ribeiro).

Árvore elaborada a partir das pesquisas de Ismênia Ribeiro Schneider
Desenhada no programa Genopro por Miriam Ribeiro Schneider
Editada por Daniela Ribeiro Schneider

13 comentários:

  1. Saudações Sra. Ismênia!
    Gostaria inicialmente de lhe parabenizar pelo seu maravilhoso empenho em nos dar a graça de saborear um pouquinho desta bela pesquisa que a senhora realiza a tantos anos.
    Observando este pequeno recorte da arvore de nossas famílias Ribeiro e Souza, pude mais uma vez me lembrar de como é complexa esta teia de relações de parentesco que nossas famílias estabelecem no decorrer dos séculos.
    Mais uma vez parabéns e ate à próxima
    Giliard de Souza

    ResponderExcluir
  2. Ola meu nome é Samuel Henrique Ribeiro dos santos sera que minha linhagem dai tambem?ou natural de Recife PE

    ResponderExcluir
  3. minha familia tem o sobrenome Ribeiro e eu estou fazendo a arvore genealogica, e eu queria saber quem q deu origem a minha familia so que estou muito perdido afinal os pais de meus pais ja faleceram e não tem nenhum irmão que possa falar quem e os meus bisavos.Como que eu posso descobrir?

    ResponderExcluir
  4. MINHA AVÓ TEM 92 ANOS O NOME DELA E ANIZIA JOSEFA RIBEIRO, ELA NASCEU EM TEFÉ NO AMAZONAS MAS A FAMILIA DELA E DO MARANHÃO OS PAIS DELA SE CHAMAM ROMULO JOSE RIBEIRO E MARIA R RIBEIRO GOSTARIAMOS DE ENCONTRAR PARENTES NO MARANHÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AMIGO A MINHA AVÓ FALAVA DESSE NOME ANIZIA, FALAVA TAMBÉM , DO AMAZONIA, PRECISAMOS FAZER MAIS PESQUIZAS PRA VER SE SOMOS PARENTES PROXIMOS, TEM UM PARENTE QUE CANTOU NAQUELA BANDA (PLACA LUMINOZA) JÁ DESCOBRI QUE ELES SÃO PRIMOS MEUS DE 4º GRAU, ME RESPONDA POR FAVOR. Bjos MARIA TEREZA RIBEIRO MARQUES: O MARQUES É DO MEU MARIDO

      Excluir
    2. Olá

      Minha mãe chamada Benice Ribeiro nasceu no Amazonas, seu pai é oriundo do Maranhão. O mesmo chamava-se Marcos Ribeiro. Não tenho nenhuma informação sobre parentes do meu avô. Gostaria de tentar algum contato.O mesmo veio para o Amazonas na década de 30 ou 40.

      Excluir
  5. Meu Pai se chamava Modesto Pereira Ribeiro ,nasceu no Rio de Janeiro e gostaríamos de encontrar parentes.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Ana Maria e Mario Junior!
    Acredito que não há grau de parentesco. Talvez o sobrenome Ribeiro de vocês venha de outa linhagem. A linhagem dos Ribeiro que eu estudo veio do norte de Portugal, de Trás-os-Montes.
    Abraço,
    Ismênia.

    ResponderExcluir
  7. Oii..gostaria de saber como que faço para saber mais sobre meu parentesco!
    Meu sobrenome é Ribeiro, e não sei de qual linhagem ele veio!
    Obrigada.

    Alyssa Ribeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alyssa!
      É importante que você saiba o nome de alguns ancestrais seus, pelo menos até os bisavós. Assim, posso verificar se o seu sobrenome Ribeiro está relacionado à linhagem que eu estudo.
      Com esses dados, você também pode buscar documentos originais de batismos, matrimônios e óbitos no site: www.familysearch.org

      Abraço, Ismênia.

      Excluir
  8. Meu nome é Hannah Ribeiro da Silva Mozer, meus avós eram primos e se casaram os dois continham o mesmo sobrenome, meus avós contavam que os dois avôs deles (que eram irmãos) vieram para o Brasil, atualmente a minha família mora no Rio de Janeiro, gostaria de saber se há algum registro de dois rapazes que vieram ao Brasil antes de 1900 e se tem alguma ligação com os Ribeiro do norte de Portugal, de Trás-os-Montes?

    ResponderExcluir
  9. Olá Hannah,
    Você sabe os nomes de seus ancestrais?
    Assim fica mais fácil de eu verificar se tenho alguma informação sobre a sua família, e se ela tem alguma ligação com a linhagem que estudo.
    Se preferir, pode enviar os dados para o meu e-mail: menoka@uol.com.br
    Abraço, Ismênia.

    ResponderExcluir
  10. OI MEU NOME É KELLI GOSTARIA DA AJUDA DE VCS .MINHA MAE FALECEU EU AINDA ERA MUITO CRIANÇA.NUNCA SOUBE NADA DA FAMILIA DELA.SÓ SEU O NOME DOS MEUS AVÓS MARIA ROSA RIBEIRO E DIMAS RIBEIRO.SERA QUE VCS PODEM ME AJUDAR POR FAVOR A ENCONTRAR ALGUM PARENTE DELA.ISSO É MUITO IMPORTANTE PRA MIM.DESDE JA MUITO OBRIGADA.MEU E-MAIL É MASSAMBANIKELLI@GMAIL.COM

    ResponderExcluir