sábado, 23 de junho de 2012

Árvore genealógica das primeiras gerações da Família Ribeiro (1737 - 1944)


Vamos colocar no blog uma sequencia de árvores genealógicas das Famílias Ribeiro e Souza, ancestrais da pesquisadora Ismênia Ribeiro Schneider, duas famílias que entrecruzaram seus caminhos na construção de cidades e da cultura da Serra Catarinense.
Com as árvores esperamos que fique mais fácil de visualizar os dados genealógicos aqui expostos.
Iniciamos com as primeiras gerações da família Ribeiro e colaterais.
Os estudos dessas duas famílias compreende dez gerações da Família Ribeiro e nove da Família Souza. Naturalmente, em árvore genealógica é impossível colocar todos os dados em uma só árvore. Vamos tentar colocar por geração. Portanto, a árvore apresentada acima mostra a primeira união entre as duas importantes famílias, que aconteceu entre João da Silva Ribeiro "Sênior" (1787 - 1868) e Maria Benta de Souza (1790 - 1857). Foi dessa união que surgiram nove descendentes, dentre eles João da Silva Ribeiro Júnior (Coronel João Ribeiro).

Árvore elaborada a partir das pesquisas de Ismênia Ribeiro Schneider
Desenhada no programa Genopro por Miriam Ribeiro Schneider
Editada por Daniela Ribeiro Schneider

209 comentários:

  1. Saudações Sra. Ismênia!
    Gostaria inicialmente de lhe parabenizar pelo seu maravilhoso empenho em nos dar a graça de saborear um pouquinho desta bela pesquisa que a senhora realiza a tantos anos.
    Observando este pequeno recorte da arvore de nossas famílias Ribeiro e Souza, pude mais uma vez me lembrar de como é complexa esta teia de relações de parentesco que nossas famílias estabelecem no decorrer dos séculos.
    Mais uma vez parabéns e ate à próxima
    Giliard de Souza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ' olá bom dia meu nome é André Ribeiro do Prado sou decendente da família Ribeiro de Prtugal li várias histórias do sobrenome e cheguei até vcs gostaria de saber se tem ligação entre nossa família pois estou muito curioso para conhecer a origem da minha família aqui é meu e-mail andredoprado@outlook.com se puder me ajudar fico muito grato pela oportunidade

      Excluir
    2. Também descente da Alves Ribeiro e Alves Ribeiro Carvalhaes e meu avo Joaquim chegou por este lugar acho que veio de navio, mas outro dia achei um lugar que tive curiosidade e fui olhar meu avo veio para Minas Gerais e tinha se casado e deixou uma esposo com dois filhos, fiquei curiosa porque ele teve vários filhos com minha avo registrou todos , mas nunca se casou com minha avo ,coisas que os filhos só sabem guando os pais morrem , o nome do meu avo Joaquim Alves Ribeiro veio de Portugal

      Excluir
  2. Ola meu nome é Samuel Henrique Ribeiro dos santos sera que minha linhagem dai tambem?ou natural de Recife PE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou do norte de Minas Gerais Almenara MG, neta de Guilhermina Ribeiro de Sousa, a família Silva Alves tem parentesco sim com os Ribeiro de Sousa e muitos se casaram entre primos ,e tbm gostavam de homenagear os fios com nomes de parentes, essa família se casou com muitos da família Meireles da richa e família Meireles dos Santos, emfim estes sobrenomes, resume em uma só família sim.

      Excluir
  3. minha familia tem o sobrenome Ribeiro e eu estou fazendo a arvore genealogica, e eu queria saber quem q deu origem a minha familia so que estou muito perdido afinal os pais de meus pais ja faleceram e não tem nenhum irmão que possa falar quem e os meus bisavos.Como que eu posso descobrir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Através de documentos. Por exemplo tua certidão de nascimento consta o nomede teus pais e avós. Se você não tem mais pois casou, busque uma cópia na na escola que estudou.
      Também sou Ribeiro

      Excluir
    2. Também estou atrás... Estou usando a ferramenta familtsearch da A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos dias, é excelente e espero conseguir de todos da família Ribeiro

      Excluir
  4. MINHA AVÓ TEM 92 ANOS O NOME DELA E ANIZIA JOSEFA RIBEIRO, ELA NASCEU EM TEFÉ NO AMAZONAS MAS A FAMILIA DELA E DO MARANHÃO OS PAIS DELA SE CHAMAM ROMULO JOSE RIBEIRO E MARIA R RIBEIRO GOSTARIAMOS DE ENCONTRAR PARENTES NO MARANHÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AMIGO A MINHA AVÓ FALAVA DESSE NOME ANIZIA, FALAVA TAMBÉM , DO AMAZONIA, PRECISAMOS FAZER MAIS PESQUIZAS PRA VER SE SOMOS PARENTES PROXIMOS, TEM UM PARENTE QUE CANTOU NAQUELA BANDA (PLACA LUMINOZA) JÁ DESCOBRI QUE ELES SÃO PRIMOS MEUS DE 4º GRAU, ME RESPONDA POR FAVOR. Bjos MARIA TEREZA RIBEIRO MARQUES: O MARQUES É DO MEU MARIDO

      Excluir
    2. Olá

      Minha mãe chamada Benice Ribeiro nasceu no Amazonas, seu pai é oriundo do Maranhão. O mesmo chamava-se Marcos Ribeiro. Não tenho nenhuma informação sobre parentes do meu avô. Gostaria de tentar algum contato.O mesmo veio para o Amazonas na década de 30 ou 40.

      Excluir
    3. Também estou atrás de uma Maria Ribeiro que nasceu em Amazonas eu só sei disso, não sei da onde ela veio e tô atrás ...

      Excluir
    4. olá eu tbm estou atrás de de uma Maria dos santos Ribeiro casada com Arlindo modesto ribeiro não sei se e a mesma.obrigado

      Excluir
    5. Eu né chamo Silvina Maria Carneiro Ribeiro. Sou do Maranhão. Meus avós e meu pai também eram Maranheses. Meu avô morreu em um garimpo na região Norte do País. Eles moravam em Barra do Corda Maranhão. O nome do meu avô era José Ribeiro da Silva.

      Excluir
  5. Meu Pai se chamava Modesto Pereira Ribeiro ,nasceu no Rio de Janeiro e gostaríamos de encontrar parentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu avô se chama Modesto Freitas Ribeiro

      Excluir
    2. Eu vi este nome modesto Pereira e Pereira mas foi só heryntage

      Excluir
    3. Eu sou Carmindo Pereira Ribeiro, de Além Paraíba - MH
      Será que temos parentescos ?

      Excluir
  6. Olá, Ana Maria e Mario Junior!
    Acredito que não há grau de parentesco. Talvez o sobrenome Ribeiro de vocês venha de outa linhagem. A linhagem dos Ribeiro que eu estudo veio do norte de Portugal, de Trás-os-Montes.
    Abraço,
    Ismênia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ismênia, Ana Maria, Mário e tantos outros de sobrenome Ribeiro. Meu nome é Stênio Ribeiro de Sousa, 64 anos, do Ceará, e estou chegando agora na perscrutação histórica da nossa origem familiar.
      É complicado, pra não dizer impossível, amarrar as pontas sobre quem é quem no vasto clã Ribeiro, que tem representantes em todas as unidades da Federação.
      Como Ismênia citou a origem na região norte-interior de Portugal, Trás-os-Montes, me ocorreu lembrar o primeiro registro, nada lisonjeiro, de um Ribeiro em terras brasileiras. Consta na Carta de Pero Vaz de Caminhas, em 1500, que Pedro Álvares de Cabral deixou dois degredados portugueses na então Terra de Santa Cruz, antes de rumar para as Índias. Um deles era Afonso Ribeiro, acusado de assassinato em sua terra. Crime do qual foi inocentado depois, de acordo com historiadores. Mas, nada mais se sabe sobre ele.
      Se eu descobrir algo lhes comunicarei, com certeza.
      Saudações a todos.

      Excluir
    2. Obrigada pelo comentário Stênio! Qualquer descoberta ou dado genealógico é muito bem vindo!
      Boa sorte com as suas pesquisas!
      Caso ainda não conheça, indico um site em que é possível fazer buscas e acessar documentos originais digitalizados: www.familysearch.org
      Abraço,
      Ismênia.

      Excluir
    3. Ismênia Alves Ribeiro Era Minha Avó, Ana Francisca Ortiz (Bisavô) Segundo foi Dada Por Ter Minha Bisa Uma amiga e Prima No Rio Grande do Sul...Porém a Tradição da Família e colocar Nomes Como Ana Carlota, Ismênia, Heronilda, Izabel, Almerinda, Adélia, apolinária, alcidia Etc... JáLado Masculino José, João,Diogo, Elias, Felisbino, Juvêncio, Apolinário, Balduino, Domingos da Silva Ribeiro (Bisavô), José Diogo Alves Ribeiro (Tataravô) e Existia José Diogo da Silva Ribeiro (Primo Dele) Minha Mãe com 88Anos Heronilda Alves Ribeiro...vou colher Mais Informações com Ela....Abraços, Muita Luz Paz e Bem.

      Excluir
    4. Somos Alves Ribeiro .... minha vó chamava se gessi Alves Ribeiro meu avô Antonio Ribeiro

      Excluir
    5. Olá Eu sou Brito Amorim, mas pesquiso por Osório Ribeiro casado com Amália Ribeiro pais do meu avô José Nunes Ribeiro.Meu avô dizia ser de origem portuguesa.

      Excluir
    6. Meu avô se chamava oscar nunes ribeiro minha mãe fala que é de afonso claudio

      Excluir
  7. Oii..gostaria de saber como que faço para saber mais sobre meu parentesco!
    Meu sobrenome é Ribeiro, e não sei de qual linhagem ele veio!
    Obrigada.

    Alyssa Ribeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alyssa!
      É importante que você saiba o nome de alguns ancestrais seus, pelo menos até os bisavós. Assim, posso verificar se o seu sobrenome Ribeiro está relacionado à linhagem que eu estudo.
      Com esses dados, você também pode buscar documentos originais de batismos, matrimônios e óbitos no site: www.familysearch.org

      Abraço, Ismênia.

      Excluir
    2. Olá, Ismênia!
      Meu bisavô,veio de Trás os Montes e não sei de qual Aldeia. Chamava- se Antônio Ribeiro de Souza Barata, poderia dizer se está relacionado a linhagem que estuda? Obrigada.
      Meu email arleteribeiro1@hotmail.com

      Excluir
    3. Meu bisavô Custódio Ribeiro Carvalhaes morava em Portugal o filho que ele nem conheceu chamava Joaquim Alves Ribeiro o Custódo veio no Brasil e se casou com Maria Pereira Ribeiro

      Excluir
    4. Boa noite ismenia ,voltei porque esta mensage que deixei fui procurar a verdade ,achei triste mas gracas a Deus consegui saber a verdade, meu bisavo se casou em Leopoldina com maria teresa pereira e tiveram o primeiro filho se chamava Joaquim Alves Ribeiro ,mas voltaram para Portugal com o filho Joaquim e em Portugal tiveram mas filhos ,so que nao consegui encontr certidao de casamento em Leopoldina

      Excluir
    5. Olá,também sou Ribeiro! Sou neta de Osorio Ribeiro e edite Conceição Ribeiro! A única coisa que sei é que meu avô era primo da Anita Garibaldi!

      Excluir
    6. Meu Bisavô se chamava Osorio Ribeiro também casado com Amália Ribeiro, meu avô era Jose Nunes Ribeiro. Todos viveram em Casa Nova Bahia, proximo a Pernambuco, mas o vô dizia ser de origem portuguesa.

      Excluir
    7. Bom dia Brito! Me chamo Fabricio Amorim e meus avós e bisavós eram de Casa Nova e região (Petrolina, Juazeiro, Sobradinho, Chique Chique, etc). Eles se chamavam Altino Ribeiro de Amorim, Arquias Ribeiro de Amorim e Florisbela Maria Ribeiro. Talvez tenhamos parentesco.

      Excluir
  8. Meu nome é Hannah Ribeiro da Silva Mozer, meus avós eram primos e se casaram os dois continham o mesmo sobrenome, meus avós contavam que os dois avôs deles (que eram irmãos) vieram para o Brasil, atualmente a minha família mora no Rio de Janeiro, gostaria de saber se há algum registro de dois rapazes que vieram ao Brasil antes de 1900 e se tem alguma ligação com os Ribeiro do norte de Portugal, de Trás-os-Montes?

    ResponderExcluir
  9. Olá Hannah,
    Você sabe os nomes de seus ancestrais?
    Assim fica mais fácil de eu verificar se tenho alguma informação sobre a sua família, e se ela tem alguma ligação com a linhagem que estudo.
    Se preferir, pode enviar os dados para o meu e-mail: menoka@uol.com.br
    Abraço, Ismênia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arlindo modesto ribeiro e Maria dos santos Ribeiro.Filho adivaldo ribeiro de Iracemápolis.E o q eu sei.

      Excluir
    2. Eu procuro também pelos Alves Ribeiro família do meu pai e do lado da minha mãe e mais difícil ainda é a família Pinto Coelho , difícil ou bicho que cria e Coelho affffc

      Excluir
  10. OI MEU NOME É KELLI GOSTARIA DA AJUDA DE VCS .MINHA MAE FALECEU EU AINDA ERA MUITO CRIANÇA.NUNCA SOUBE NADA DA FAMILIA DELA.SÓ SEU O NOME DOS MEUS AVÓS MARIA ROSA RIBEIRO E DIMAS RIBEIRO.SERA QUE VCS PODEM ME AJUDAR POR FAVOR A ENCONTRAR ALGUM PARENTE DELA.ISSO É MUITO IMPORTANTE PRA MIM.DESDE JA MUITO OBRIGADA.MEU E-MAIL É MASSAMBANIKELLI@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
  11. ola meu nome e Francisco Lucas Ribeiro Neto meu avo e francisco lucas ribeiro sempre me perguntei de onde vinha esse nome Ribeiro somos do ceara sera que tem alguma ligação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Francisco!
      Não temos conhecimento de nenhum parentesco no Ceará. Mas seria importante verificar o nome de seus bisavós, trisavós e tataravós para ter mais clareza.
      A linhagem que eu estudo veio do norte de Portugal para o sul do Brasil. O primeiro Ribeiro que temos notícia de chegar no Rio Grande do Sul foi Manoel da Silva Ribeiro (nasceu em 1712, em São Pedro de Atei, Arcebispado de Braga, Portugal e faleceu em 04.10.1802, em Lages/SC).
      Att.,
      Ismênia.

      Excluir
    2. Cara, meu avô se chamava Francisco Ribeiro da Silva e sua família veio do interior do Ceará para Rondônia. Ainda sei pouca coisa mais estou procurando...

      Excluir
    3. Rodolfo Braz de Matos5 de agosto de 2018 às 22:28

      Eu consegui abrir minha árvore até meu Tataravô, que se chamava José Ribeiro, morava na região do Cariri no Ceará, e era um senhor de muitas posses. Ele nasceu em torno de 1880, e morreu próximo de 1940. Tenho uma foto dele, como de costume na época, sentado em uma cadeira, muito bem vestido. Eu gostaria de saber mais sobre ele, e sobre seus pais, de onde vieram, mas não consigo informações, pois o nordeste naquela época, não tinha muita estrutura como o sul e sudeste do império brasileiro, então acredito que as coisas ficavam muito na informalidade...

      Excluir
  12. Olha que legal. Minha mãe e Souza e meu pai e Ribeiro. Ai vejo que os 2 sobrenomes ja estão unidos a decadas

    ResponderExcluir
  13. Olá, não tenho Ribeiro no nome, mas o pai da minha avó se chamava Antônio Ribeiro Prado e ele veio de Portugal, se alguém tiver informações sobre a família Ribeiro e Prado, favor me informar, estou interessado em fazer uma árvore genealógica.

    ResponderExcluir
  14. Olá,gostaria de saber se temos algum parentesco.
    Meu pai Nelson Pedro Ribeiro.
    Meu avô Silvério Pedro Ribeiro Sobrinho.
    Meu bisavô Urias Pedro Ribeiro.
    Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
  15. GENEALOGIA E GENÉTICA DA ORIGEM DE FAMÍLIAS COMO AS DE SOBRENOME RIBEIRO POR FLÁVIO DE SÁ COHEN, CONTINUAÇÃO.....
    NO ESTUDO DO GENOMA BRASILEIRO, ‘’RETRATO MOLECULAR DO BRASIL’’, E EM OUTRO MAIS NOVO ESTUDO SOBRE DNA DOS BRASILEIROS, CONSTA QUE O PERFIL GENÉTICO DO DNA DE BRASILEIROS BRANCOS REVELA QUE A ESMAGADORA MAIORIA DAS LINHAGENS PATERNAS DA POPULAÇÃO BRANCA DO PAÍS VEIO DA EUROPA, MAS QUE, SURPREENDENTEMENTE, 60% DAS LINHAGENS MATERNAS SÃO AMERÍNDIAS OU AFRICANAS. ISSO OCORREU É CLARO , PORQUE NO INÍCIO DA COLONIZAÇÃO DO BRASIL, NÃO HAVIA MULHERES BRANCAS SUFICIENTES PARA TODOS OS COLONOS, AS PRIMEIRAS COMEÇARAM A CHEGAR CERCA DE 30 A 50 ANOS APÓS O INCÍO DO REPOVOAMENTO DO PAÍS COM EUROPEUS. ESSE MESMO ESTUDO DA GENÉTICA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA, DEU UM NOVO RETRATO DAS CONTRIBUIÇÕES DE CADA ETNIA PARA O DNA DOS BRASILEIROS, OBTIDO COM AMOSTRAS DAS CINCO REGIÕES DO PAÍS, INDICA QUE, EM MÉDIA, ANCESTRAIS EUROPEUS RESPONDEM POR QUASE 80% DA HERANÇA GENÉTICA DA POPULAÇÃO, TANTO BRANCOS, COMO NEGROS, E INCLUINDO PORTADORES DO SOBRENOME RIBEIRO QUE POSSUAM QUALQUER COLORAÇÃO DE PELE . A VARIAÇÃO ENTRE REGIÕES É PEQUENA, COM A POSSÍVEL EXCEÇÃO DO SUL, ONDE A CONTRIBUIÇÃO EUROPEIA CHEGA PERTO DOS 90%, DEVIDO A IMIGRAÇÃO MACIÇA OCORRIDA NO FINAL DO SÉCULO 19 . PUBLICADO NA REVISTA CIENTÍFICA "AMERICAN JOURNAL OF HUMAN BIOLOGY" POR UMA EQUIPE DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA, DÃO MAIS PESO A RESULTADOS ANTERIORES, OS QUAIS TAMBÉM MOSTRAVAM QUE, NO BRASIL, INDICADORES DE APARÊNCIA FÍSICA COMO COR DA PELE, DOS OLHOS E DOS CABELOS TÊM RELATIVAMENTE POUCA RELAÇÃO COM A ASCENDÊNCIA DE CADA PESSOA. ESSE DNA DE BRASILEIROS QUE É DE 80% DE ORIGEM EUROPÉIA ESTÁ INCLUSIVE PRESENTE EM TODOS OS NEGROS E PARDOS ( SÓ NO FENÓTIPO) COM SOBRENOMES RIBEIROS , QUE VOCÊ DIZ TEREM SIDO ADOTADOS, NA VERDADE ELES SÃO É DESCENDENTES. FENÓTIPO NÃO TEM NADA A VER FENÓTIPO, OU APAÊNCIA FÍSICA . SEGUNDO O CORRDENADOR DESTA PESQUISA O GENETICISTA BRASILEIRO RINALDO WELLERSON PEREIRA : ‘’ JÁ HOUVE ESTUDOS DE ASSOCIAÇÃO GENÉTICA COM GRUPOS DEFINIDOS COMO "BRASILEIROS BRANCOS E BRASILEIROS NEGROS". NO FUNDO, ESSAS DEFINIÇÕES NÃO QUEREM DIZER ABSOLUTAMENTE NADA", AFIRMA PEREIRA. PARA ISSO, OS PESQUISADORES RECORRERAM A AMOSTRAS DE DNA DE AFRICANOS (DE BOTSUANA, CAMARÕES, GANA E SENEGAL), AMERICANOS DE CHICAGO E BALTIMORE COM ORIGEM EUROPEIA E ÍNDIOS ZAPOTECAS, DO MÉXICO. SE PARECE MISTERIOSO O FATO DE QUE UMA PESSOA COM BIOTIPO AFRICANO TENHA ORGANISMO "BRANQUEADO" E ASCENDÊNCIA PREDOMINANTEMENTE EUROPEIA, É PRECISO LEVAR EM CONTA O FATO DE QUE, ATÉ ONDE SE SABE, SÃO POUCAS DEZENAS DE GENES (DENTRE OS 20 MIL ESTIMADOS PARA O GENOMA HUMANO COMO UM TODO) QUE COORDENAM AS DIFERENÇAS DE PELE, CABELOS E OLHOS. UMA INFORMAÇÃO INTERESSANTE SOBRE A GENEALOGIA PORTUGUESA TANTO A COMUM COMO A REFERENTE AOS JUDEUS SEFARDITAS E CRIATÃO-NOVOS OU ANUSSIM, É QUE MUITOS PSEUDO HISTORIADORES E GENEALOGISTAS INSISTEM , CRIEO EU PROPOSITADAMENTE, EM IGNORAR E NÃO DIVULGAR ,É O FATO DE QUE A FAMÍLIA RIBEIRO OU RIBEIRA, BEM COMO AS FAMÍLIAS MENEZES, SOUZA, SOUSA, SILVEIRA E GAMA, TEM EM COMUM O FATO DE DESCENDEREM DE REIS PORTUGUESES, QUE POSSUIAM ENTRE SEUS ANCESTRAIS , POR SUA VEZ, ALÉM DOS ANTIGOS REIS VISIGODOS CRISTAOS, TAMBÉM JUDEUS SEFARDITAS DA LINHAGEM DA CASA DE DAVID, E TAMBÉM ANCESTRAIS CUJA ORIGEM ESTAVAM ENTRE OS ANTIGOS KAGANS OU IMPERADORES JUDEUS DA KHAZARIA, NA EUROPA ORIENTAL, POIS TODOS ESSES REIS PORTUGUESES E ESPANHOIS QUE FORAM ANCESTRAIS DOS RIBEIRO E DEMAIS FAMÍLIAS ACIMA, ESPECIFICAMENTE CITADAS POR MIM , DESCENDIAM, POR DUAS LINHAGENS, DO IMPERADOR BIZANTINO LEÃO IV, O KHAZAR , QUE ERA FILHO DE UMA PRINCESA DA KHAZARIA COM O IMPERADOR ROMANO DO ORIENTE OU BIZANTINO DA ÉPOCA ANTERIOR A QUE ESSES REIS PORTUGUESES E ESPANHÓIS VIVERAM, OU SEJA TODOS ESTÃO JUNTOS E MISTURADOS NA PRESENTE ERA ATRAVÉS DE DEUS DESCENDENTES DE PELE CLARA OU ESCURA, ATÉ O DIA DE HOJE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações! Olá! Gostei muito da sua postagem! Eu a dois anos estou em busca dos meus antepassados. No meu caso iniciei a busca por questões pessoais por motivos de herança genêtica.senti muita necessidade em entender a mim mesma em questões de gostos pessoais, religiosos e costumes familiar.a princípio iniciei pesquisas da origem do sobrenome Ribeiro pelo site MyHerytage onde fornecem alguns materiais e o próprio site faz pesquisas em genealogia de contratarem o trabalho de pesquisa com eles.Mas indo em busca de outras fontes encontrei em outras matérias relacionadas ao sobrenome RIBEIRO o mesmo caso que você explicou no seu artigo Que o sobrenome Ribeiro é de descendência portuguesa e de antepassados de famílias nobres.segundo minhas pesquisas relatam que houve muitas migrações do oriente médio (Israel)onde o povo judeu se espalhou na Espanha e Portugal,antiga civilização da península iberica.então segundo a matéria consta que esses povos viviam em beiras de rios e Ribeirões e por isso o surgimento do sobrenome RIBEIRO, que naquela época as pessoas recebiam nomes de acordo com o lugar que habitavam.Entao atualmente estou reunindo documentos como certidões de casamento e nascimentos para iniciar uma pesquisa genealogica pela via sefardita em Portugal, uma comunidade sefardita em Lisboa que faz esse trabalho, hoje Portugal quer fazer justiça com os refugiados de Portugal devido a inquisição da igreja católica da época que obrigavam pessoas a se converterem ao catolicismo, então como um ato de reconhecimento histórico hoje quem conseguir provar com estudos genealogicos descendência portuguesa poderá ter a cidadania portuguesa concedida, o escritório Martins Castro em Lisboa faz também pesquisas em genealogia e trabalha com essas causas de reconhecimento de cidadania portuguesa,de for confirmado a descendência pela comunidade sefardita eu iniciei como eu disse pelo fato de ser fisicamente ter um pouco dos traços físicos muçulmanos e gostos religiosos pelo islamismo alguns gostos culturais que não sai brasileiros e tudo isso sem nem imaginar de onde viam, sendo que sou de uma família super catolica me sentia culpada e não entendia o motivo de ser assim onde no Brasil até um tempo atrás quase não se via muçulmanos como hoje temos mais acesso a informação graças a mágica da tecnologia estou conseguindo entender melhor os meus porquês e de onde vem os gostos culturais,religiosos e até os traços físicos e ainda sendo a única assim na família sofri muito até chegar aqui e estou disposta a ir até o fim, seja pelo islamismo, ou judaísmo ou pela descendência portuguesa enfim seja como for vou até o fim agradeço o espaço aqui no site e quem quiser entrar em contato comigo até para compartilhar conhecimentos deixo aqui o meu email: cr.genealogiaorigem@gmail.com
      Meu nome: Ana Cristina Ribeiro de Souza.
      Fiquem com Deus e boa sorte a todos.

      Excluir
  16. Olá gostaria de saber sobre a origem da família Ribeiro dos Santos.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  17. Ola meu sobrenome é Ribeiro em Passo fundo RS
    minha avó e meu avô maternos eram primos, ele era filho de Francisco Ribeiro Sobrinho e Ibraima Rezende
    ela filha de Avelino Ribeiro e Felisbina Zimmermam Ribeiro e eram netos de Nicolau Jose Ribeiro e Luiza Isabel Ribeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá, estou muito feliz de te encontrar aqui! Meu nome é Adriana da Silva Portugal. Sou bisneta de Francisco Ribeiro Sobrinho e Ibraima Rezende. Neta de Hortência Ribeiro da Silva, filha de Jurema,
      Estou tentando montar nossa árvore genealógica, mas me faltam algumas informações. Você é neta e filha de quem?

      Excluir
    3. Minha família e ribeiro do rio grande meu avô é Antonio Ribeiro filho de gomercindo maurentt Ribeiro e miraci ribeiro

      Excluir
  18. Olá! Achei bem interessante sua pesquisa, estava também a procura da origem do meu sobrenome Ribeiro. O nome de meu avô paterno é José de Souza Ribeiro, sei que ele era de Portugal, se não me engano de Portalegre. Gostaria de saber mais coisas. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita ao blog e pelo comentário!
      Gostaria de saber o seu nome e se tem mais alguma informação da sua família, para que eu possa verificar se há alguma relação entre as nossas.
      |Abraços,
      Ismênia.

      Excluir
    2. Olá Senhora Ismênia!
      Meu pai sempre conta que nosso sobrenome é verdadeiramente Ribeiro, porém, devido um equívoco ocorrido na época, passaram a usar Belizário como sobrenome dos filhos de uma senhora chamada Belizária Ribeiro, a qual fiquei surpresa ao constatar seu nome na árvore genealógica. Assim foi erroneamente modificada a verdadeira origem de nossa família que passou a assinar o sobrenome Belizário, sendo que somos de fato Ribeiro. O nome de minha bisavó era Maria Carlota e de meu avô Geraldo Belizário que era natural da região de Campo Belo do Sul, SC.
      Abraços.

      Excluir
    3. Olá!
      Bem interessante a história do equívoco do nome da sua família.
      Você tem mais informações sobre seus ancestrais? O nome completo da sua bisavó, com quem casou, ou dados de outros parentes? Assim posso verificar se há algum grau de parentesco com as famílias que pesquiso.
      Abraço,
      Ismênia.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  19. olá, meu avô paterno se chama PEDRO RIBEIRO DOS SANTOS,a´te onde eu sei, ele é natural do Paraná.Será que el faz parte dessa árvore genealógica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Você tem mais informações sobre os seus ancestrais (nome completo e datas de nascimento, óbito, casamento, nome do cônjuge)? Para verificar se há relação de parentesco, teríamos que conhecer os nomes dos seus bisavós, trisavós e tetravós.
      Abraço,
      Ismênia.

      Excluir
    2. Ismênia, eu li algo sobre Judeus expulsos da Espanha, que teriam direito a cidadania Espanhola, podemos perceber que a maioria dos Brasileiros são na verdade europeus digamos assim, nao corre na veia apenas sangue de Índio.

      Excluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. olá, boa noite! Sou do Rio Grande do Sul
    me chamo Edson Luis Ribeiro, minha mãe Rozeli Raupp Ribeiro, meu avô Arlindo Mendes Ribeiro,, meu Bisavô era José Pedro Ribeiro.
    Gostaria muito de ter informações que me ajudassem a montar a arvore genealógica de minha familia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou ribeiro do rio grande meu avô é Antonio Ribeiro filho de gomercindo maurentt Ribeiro e miraci ribeiro

      Excluir
  22. Bom dia, Edson!
    Você sabe o nome da esposa de seu bisavô José Pedro Ribeiro? Pois, se não me engano, existe mais de uma pessoa com esse nome.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  23. Olá sou ribeiro, e meu avô materno chamava-se José Antonio Ribeiro de Passa Quatro MG e minha avó materna Rosina de Souza Ribeiro Portuguesa teve uma filha Maria das Dores Ribeiro gostaria de encontrar meus parentes mas não sei mais nada
    meu contato inesribeiro1961@gmail.com .Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ines!
      Infelizmente não encontrei nenhum dado sobre sua família nos meus documentos. Os meus dados são, de modo geral, de Lages e São Joaquim-SC.
      Abraços,
      Ismênia.

      Excluir
  24. Ola tudo bem? sou da familia Ribeiro
    meu avô chama maximiliano ribeiro o pai dele e luiz do nascimento ribeiro casado com henriqueta claudia dos santo .o pais do luiz sao paulino ribeiro e maria benta ribeiro teria alguma informaçao sobre eles e os demais ? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rodrigo!
      Fiz uma busca nos meus materiais, mas, infelizmente, não encontrei nenhum dado sobre os seus ancestrais. Nos meus documentos encontrei apenas Paulino José Ribeiro, mas ele é filho de Pedro José Ribeiro e de Jacintha Maria de Saldanha, e é casado com Maria Baptista de Souza Sobrinha.
      De onde é a sua família? Os meus dados são, em sua maioria, de Lages e São Joaquim-SC.
      Abraços e boa sorte com sua pesquisa!
      Ismênia.

      Excluir
    2. ola obrigado sao de sao joaquim ate onde eu sei mais nao consegui muita coisa sobre eles

      Excluir
  25. Olá, meu nome é Lucilene Aparecida Ribeiro, meu bisavó chamava-se Antonio Ribeiro e se casou com Henriqueta Brison, eles eram do interior de São Paulo, próximo de Ribeirão Preto. Segundo meu pai Aparecido Ribeiro, meu bisavô deixou outra familia em Minas Gerais com 8 filhos e depois viveu com minha bisavó em SP que teve mais 12 filhos. Se tiverem alguma informação, aguardo pois estou fazendo faculdade de história e me interessei por esse assunto. Arvore genealogica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciene, bom dia.
      Tenho 02 pessoas na arvore genealogica do meu marido que são os bisavós maternos dele, eram de Sete lagos, Minas Gerais: Sete Lagoas, Minas Gerais: Gonçalo Ribeiro
      Maria Cândida Ribeiro pais de Nátia Quesado (herdou o Quesado do marido). Caso você tenha algum dado por favor me avisar: quesadoclaudia@hotmail.com

      Excluir
    2. Oii meu pai e antonio ribeiro nogueira moravai em Minas e nos somos do interior de sp

      Excluir
  26. Olá, meu nome é Lucilene Aparecida Ribeiro, meu bisavó chamava-se Antonio Ribeiro e se casou com Henriqueta Brison, eles eram do interior de São Paulo, próximo de Ribeirão Preto. Segundo meu pai Aparecido Ribeiro, meu bisavô deixou outra familia em Minas Gerais com 8 filhos e depois viveu com minha bisavó em SP que teve mais 12 filhos. Se tiverem alguma informação, aguardo pois estou fazendo faculdade de história e me interessei por esse assunto. Arvore genealogica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lucilene!
      Infelizmente não tenho nenhum dado sobre familiares do interior de São Paulo ou Minas.
      Se você se interessa pelo assunto, pode pesquisar no www.familysearch.org
      Lá vc pode encontrar documentos originais de batismo, matrimônio e óbito. Podes pesquisar pelo nome ou por localidade (documentos originais).
      Abraço!

      Excluir
    2. Olá Lucilene, sou José Luiz do Prado Pereira, neto de Orlando Ribeiro do Prado e Jandira Campos Garcia, ambos eram do interior de São Paulo - Ribeirópolis - hoje Taguaí. Será que tem alguma relação com teus antepassados.
      Abraços.
      prado1966@hotmail.com

      Excluir
  27. Olá!meu nome e Sandra Ribeiro,meu avô e filho de um imigrante português chamado João gregorio ribeiro e bisavô com sobrenome Sarmento Ribeiro,até onde sei ele veio fugido do Ceará nos tempos de lampião!estou em busca de conhecer meus antepassados!qualquer ajuda!seria bem- vinda!residimos hoje no norte do Brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sandra!
      Infelizmente não temos dados do Ceará nem do Norte do Brasil.
      Boa sorte na sua busca!
      Abraços.

      Excluir
  28. Estou fazendo minha árvore genealógica e gostaria de saber sobre minha bisa avó e os pais dela. O nome da minha bisa é alexandrina alves ribeiro e o nome do marido dela é salvador alves ribeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, meu nome é cinthia alves santos e meus avos são Belo Armino ribeiro de carvalho e elionora alves ribeiro ambos são primos pois o avô da minha avó é irmão do pai do meu avô e hoje minha familia tem é alves ribeiro, eles vieram da bahia para mg. minha avó diz ter parentes na bahia ainda ela tbm disse que eles moravam em uma vila e que todos eram primos e casaram primos com primos ...

      Excluir
    2. Boa tarde, Cinthia!
      Não me recordo de nenhum dos nomes que você falou e, infelizmente, não tenho informações sobre ancestrais na Bahia ou MG.
      Interessante o que você comentou, pois era comum o casamento entre primos também aqui na Serra Catarinense.

      Abraços,
      Ismênia.

      Excluir
    3. Sou alves ribeiro minha vó chama se gessi Alves Ribeiro meu avô Antonio Ribeiro meu bisavô era João Alves ferraz pai da vo gessi

      Excluir
  29. Estou fazendo minha árvore genealógica e gostaria de saber sobre minha bisa avó e os pais dela. O nome da minha bisa é alexandrina alves ribeiro e o nome do marido dela é salvador alves ribeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, André!
      Fiz uma busca nos meus arquivos, mas infelizmente não encontrei nenhum dado dos seus bisavós.
      Att.,
      Ismênia

      Excluir
  30. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  31. olá, procuro parentes dos meus pai hj falecido , o mesmo nunca contou sobre sua familia, lembro quando eu era criança que meu pai falava que era do Ceará..... nome dele é ANTENOR RIBEIRO DE SOUZA...somo do maranhão...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eliene!
      Infelizmente não tenho dados dos Ribeiro do Ceará. A linhagem que estudo veio de Portugal, sendo que, pelas minhas pesquisas, eles se estabeleceram no sul do Brasil.
      Nesta mesma matéria algumas pessoas também comentam terem parentes do Ceará. Talvez você consiga fazer contato com elas e juntos descobrirem algo.
      Indico um site em que é possível fazer pesquisas por nomes e também em documentos originais digitalizados: www.familysearch.org
      Boa sorte na sua busca!

      Abraço,
      Ismênia.

      Excluir
    2. Olá procuro por Arlindo Modesto Ribeiro e Maria dos Santos Ribeiro pais do meu pai Adivaldo Ribeiro.

      Excluir
  32. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  33. Cara senhora Ismenia

    Achei muito interessante seu blog. Muito acurado. Goataria de saber se a senhora tem algo mais detalhado sobre a origem da minha familia. Meu pai nasceu em lages e faleceu em sao joaquim, o nome dele era Jose Padilha Matos. meus avos paternos eram Custodia Padilha Matos e Antonio Matos Sobrinho. Vi no seu blog que e muito provavel qualquer familiaridade. Muito obrigada.
    Lucilene Teresinha Matos da Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lucilene!
      Muito obrigada pelo comentário!
      Parece-me, realmente, que há algum parentesco. Infelizmente, ainda não consegui decifrá-lo. Estou buscando os nomes que você citou, mas até agora não encontrei nenhum dado.
      Você saberia me informar o nome de mais algum ancestral? Tem alguma data de nascimento, matrimônio ou batismo dos nomes que citou ou de algum outro ancestral?
      Att.,
      Ismênia.

      Excluir
    2. oi lucilene?
      meu avô paterno era padilha,natural de lages também,
      meu pai se chama ,esmeraldo padilha:
      filho de ignacio padilha e
      neto de josé ignacio padilha casado com bertolina
      sei que o josé ignacio padilha tinha mais um filho que não sei ao certo se era josé padilha.
      meu avô ignacio padilha fugiu de casa com mais ou menos 8 anos,acompanhou tropeiros que sairam de lages e vieram para o norte do paraná(wenceslau braz),quem sabe não tenhamos algum parente em comum.
      descobri que podemos pedir certidões pelo site do cartório de lages,eles enviam pelos correios,seria bom para vc também,assim saberá dos antepassados de seu pai lá em lages.bj e uma ótima noite pra ti

      Excluir
  34. Olá Ismênia, gostaria de saber a origem da minha familia Ribeiro. Sou bis neta de Antonina Bela Prates (filha de Emiliana Bela Prates e Jovencio Ribeiro Niza)foi casada com Francisco Ribeiro dos Santos( Filho de Bertolina Reis do Sacramento e Joaquim Reis do Sacramento ). Tiver alguma coisa relacionada a eles me avise. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Inamara!
      Nos meus documentos não tenho o nome de nenhum dos ancestrais que você citou.
      Talvez você consiga descobrir algo no site www.familysearch.org
      Lá é possível fazer buscas por nomes, ou, sabendo a localidade e ano aproximado, pode-se buscar nos documentos originais fotografados.
      Abs,
      Ismênia.

      Excluir
  35. Gostaria de saber se minha família tem ligação com a sua, meu trisavô era Francisco de sousa coelho ele nasceu entre 1870 a 1880 era filho dw manoel de Sousa coelho e ana maria ribeiro da silva o manoel nasceu em 1836' o fransisco deve ter sido registrado em um antigos cartório da localidade dos índios. Proximo a lages

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Diego!
      Infelizmente não encontrei nenhum dado sobre os seus ancestrais.
      Talvez você consiga descobrir algo no site www.familysearch.org
      Lá é possível fazer buscas por nomes, ou, sabendo a localidade e ano aproximado, pode-se buscar nos documentos originais fotografados.
      Boa sorte na sua pesquisa!
      Abraço, Ismênia.

      Excluir
  36. Olá meu nome é Luis carvalho
    Ribeiro neto eu queria saber a origem do nome carvalho ribeiro eu vim pesquisar mais porque minha vó tem uma casa que foi passando de gerações e tem 312anos lá em cascavel e eu queria saber alguma coisa desses meus parentes e se eles eram importante

    ResponderExcluir
  37. Olá meu nome é Luis carvalho
    Ribeiro neto eu queria saber a origem do nome carvalho ribeiro eu vim pesquisar mais porque minha vó tem uma casa que foi passando de gerações e tem 312anos lá em cascavel e eu queria saber alguma coisa desses meus parentes e se eles eram importante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luis! Infelizmente não temos dados da Família Carvalho Ribeiro.
      Talvez você consiga alguma informação pesquisando no www.familysearch.org
      Lá é possível fazer buscas por nomes, ou, sabendo a localidade e ano aproximado, pode-se buscar nos documentos originais fotografados.
      Abraço,
      Ismênia.

      Excluir
  38. olá meu nome é joelma ribeiro,gostaria de saber mais sobre a origem do sobrenome ribeiro.meu avô se chamava joão rosinaldo ribeiro e minha bisavó estefania escolastica ribeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Joelma!
      Você tem mais alguma informação sobre seus ancestrais?
      Em que cidade e estado moravam?
      Algum outro parente? Nome do marido de sua bisavó, ou os pais dela? Alguma data de nascimento ou óbito?
      Os nomes que você citou não aparecem nas minhas pesquisas, mas talvez eles sejam descendentes de algum ramo que ainda desconheço.
      Abraço,
      Ismênia.

      Excluir
  39. meu nome é Inez Rosa e tem tanto sobrenome que estou perdida na arvore mais o meu bisavô chamava Maximiano ribeiro do santos e a bisa Alexandrina da rosa não sei da onde eram mais meus avós eram do paraná região dos campos gerais. se souber algo por favor , meu email inerosa12@gmail.com.
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Inez!
      Infelizmente não encontrei nenhum dado dos seus ancestrais.
      Talvez você consiga encontrar alguma coisa no site: www.familysearch.org, em que é possível fazer consultas por nomes e pesquisar nos documentos originais digitalizados.
      Boa sorte com a pesquisa!
      Abraços,
      Ismênia.

      Excluir
  40. Olá , estou na 5 geração da família ribeiro eles são da Bahia. Moro no interior de SP ,mas falta detalhes gostaria de saber mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!
      Você sabe o nome de algum ancestral? Se tiver também algum registro, documento ou data de nascimento, óbito ou matrimônio, posso verificar se tenho alguma informação a respeito.
      Abraço,
      Ismênia.

      Excluir
    2. Olá, seus parentes Ribeiro também são da Bahia, meu bisavô também era de lá, o nome dele era João Ribeiro da Silva. E também moro no interior de SP, na cidade de Mirassol, SP. Podemos ser parentes, quem sabe

      Excluir
  41. Oi Sou Efigenia Rocha Ribeiro, meu pai era Democlito Mendonça Ribeiro e meu avô era Sigefredo Nunes Ribeiro, somos do Ceara, mas precisamente de Russas. O primeiro Ribeiro no Ceara segundo pesquisa foi Andre Nogueira Ribeiro em 1728.O que me dizem? è a mesma familia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Efigenia!
      Acredito que não são a mesma família. Os ancestrais que estudo vieram do norte de Portugal e uma parte dos Açores. Imigraram para o Rio de Janeiro e depois para Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Não temos notícias de ancestrais que foram para o nordeste.
      Abraço,
      Ismênia.

      Excluir
  42. Olá.
    Meu nome é Wesley Augusto Ribeiro, estou realizando uma pesquisa sobre meu sobrenome. Poderia me dar algumas dicas de como construir minha árvore genealógica? Tenho muita vontade de saber quais são os meus ancestrais e de que linhagem eu venho .
    Se puder me ajudar.
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Wesley!
      É importante que você tenha os nomes de seus bisavós ou trisavós, se possível, e datas de nascimento, ou óbito, casamento.
      Podes fazer buscas em cartórios da região onde eles moravam.
      Um site muito bom para fazer pesquisas genealógicas é o www.familysearch.org
      Nele, é possível fazer buscas por nomes e em documentos originais fotografados - https://familysearch.org/search
      Tem documentos de várias localidades do Brasil e do mundo. Basta clicar no mapa, na região desejada e escolher o país.
      Depois, descendo na página, você pode escolher a região/estado do Brasil em “Registros Históricos (Somente Imagem) de Brasil” e ver as imagens da coleção (escolher cidade e paróquia).
      Espero que tenha ajudado!
      Att.,
      Ismênia.

      Excluir
  43. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  44. Olá me chamo Rodrigo ribeiro sou Neto maximiliano ribeiro e Tereza padilha ribeiro bisneto Luiz nascimento ribeiro e Claudia henriqueta dos santos trineto de paulino ribeiro e maria benta ribeiro agradeço atenção

    ResponderExcluir
  45. Boa tarde sou natural de Vitória da Conquista Bahia e meu sobrenome Ribeiro, vem da cidade de Itambé, que é próximo daqui, um 56 km, sempre tive a curiosidade de descobrir a origem do meu sobrenome e descobrir muitos parentes que não conhecia, meu bisavô se chamava Geronimo ou Jerônimo Felipe Ribeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!
      Não tenho conhecimento de nenhum Ribeiro que partiu de Santa Catarina ou Rio Grande do Sul para a Bahia. Talvez seja um ramo diferente da família Ribeiro (não o que eu estudo). Não tenho nenhum dado sobre Jerônimo (ou Gerônimo) Felipe Ribeiro.
      Você pode pesquisar no site www.familysearch.org/search
      Talvez lá consiga localizar alguma informação, buscando pelo nome, ou procurando nos documentos originais digitalizados.
      Att.,
      Ismênia.

      Excluir
  46. Meu avô se chamava Antônio dá Silva Ribeiro de são Joaquim tem algum vínculo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Roberto!
      Acredito que tenha vínculo sim. Você sabe mais algum dado de seu avô? Com quem era casado, data de nascimento (e óbito se for o caso)?
      Att.,
      Ismênia.

      Excluir
  47. Bom dia minha avó se chama Maria valdelina Ribeiro dos Santos casada cm Erico Alves dos Santos ambos de palmas no Paraná...estou a procura de parentes.. Qualquer informação será válida.. Meu email alexsandro.ar97@gmail.com..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Alexsandro!
      Infelizmente não tenho nenhuma informação sobre os seus avós. Se tiver mais algum dado de seus ancestrais, pode me enviar que faço uma nova busca nos meus documentos.
      Você também pode pesquisar em um site muito bom para pesquisas genealógicas: www.familysearch.org
      Nele, é possível fazer buscas por nomes e em documentos originais fotografados - https://familysearch.org/search
      Tem documentos de várias localidades do Brasil e do mundo. Basta clicar no mapa, na região desejada e escolher o país.
      Depois, descendo na página, você pode escolher a região/estado do Brasil em “Registros Históricos (Somente Imagem) de Brasil” e ver as imagens da coleção (escolher cidade e paróquia).
      Boa sorte na pesquisa!
      Att.,
      Ismênia.

      Excluir
  48. meu pai se chamava jose antonio ribeiro nasceu na bahia e sua mae maria gostaria de encontrar meus tios e tias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      Você tem mais alguma informação sobre a família? Nomes de avós, bisavós, local e data de nascimento, etc.?
      Se tiver, posso verificar se encontro algum dado. Mas, a princípio, não temos informação de nenhum Ribeiro na Bahia. Acredito que seja outro ramo da família, não o que veio para o sul do Brasil e que eu estudo.
      Mas talvez você consiga localizar algum dado ou documento original no site: https://familysearch.org/search
      Boa sorte na busca!
      Att.,
      Ismênia.

      Excluir
  49. Boa tarde.
    Gostaria muito de vossa ajuda para saber mais sobre meus parentescos.

    Aqui seguem algumas das informações ate onde tenho:

    Jose Nogueira Ribeiro, casado com Lígia Querido Ribeiro.
    Nascido em : 31/12/1940.
    Faleceu em :05/01/1990

    Meus Bisavós:
    Pais de Jose Nogueira Ribeiro.
    João Nogueira Ribeiro (rg 1-750-392), Casado com Olga Silva Nogueira (em alguns documentos como :Olga Nogueira da Silva)

    (tenho cópia da certidão de Óbito, dados: Estado da Guanabara, 7ª zona de registro geral, decima quarta circunscrição do registro civil das pessoas naturais, Madureira Vasconcelos... Darcy Lopes Cançado, oficial e tabelião da 14ª circunscrição etc... Certifica que a)


    Meus Tataravós :
    pais de João Nogueira Ribeiro :
    Manoel Nogueira Ribeiro, casado com Celestina Roza da Conceição obs.( em alguns documentos consta como Celestina Rosa da Conceição)
    nesta parte nos perdemos pois não temos mais informações nem na direção da Olga nem na direção de Celestina Roza.
    Fico grato, por quaisquer que sejam as informações da nossa família.

    Oque sei que são todos da localidade aos arredores de São Fidélis -Rio de Janeiro e também em Laranjais, Itaocara rio de janeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa dia, Jonathas!
      Infelizmente não tenho dados sobre os seus ancestrais. A maioria dos documentos e informações que tenho são de SC e RS.
      Contudo, você pode encontrar informações e/ou documentos originais digitalizados no site: https://familysearch.org/hr/search
      Boa sorte com a pesquisa!
      Abs,
      Ismênia.

      Excluir
  50. bom dia ja tentei inumeras vezes falar com voces sou filha de terezinha correia ribeiro ,meus avos maternos erao anibal ribeiro e alaide ribeiro donos de uma fazenda localizada em urubici a qual abandonarao o nome dos meus bisavos eraobasilio ribeiro e tereza ribeiro a escritura destas terras que ja forao invadidas e passado rodovias por elas sumirao voces tem alguma irformaçao sobre meus bisavos que possa ajudar meu nome e marilene correia ribeiro moro em blumenau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu mail e merilenebis@HOTMAIL.COM AGUARDO RESPOSTA

      Excluir
  51. Boa tarde Ismênia, estou em busca de informações dos meus familiares de Passo Fundo-RS, cujo sobrenome dos meus tataravós paternos são Nicolau José Ribeiro e Luiza Isabel Ribeiro. Bisavós Francisco Ribeiro e Ibraíma Rezende Ribeiro.

    Grata pela atenção,
    Adriana da Silva Portugal

    ResponderExcluir
  52. Oi, Adriana!
    Infelizmente não encontrei dados sobre os seus ancestrais. Você pode tentar uma busca nos documentos originais digitalizados no site: https://familysearch.org/hr/search
    Se você tiver alguma ideia de data, a pesquisa fica mais fácil.

    Boa sorte na busca!
    Abs,
    Ismênia.

    ResponderExcluir
  53. boa tarde, meu Bizavô paterno chamava Theodoro
    Ribeiro da Silva, estou procurando a origem de minha familia como vc descobriu essas informações, pode me ajudar, a familia de meu pai é de Sao carlos Fazenda FLOresta, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!
      Você tem mais alguma informação sobre seus ancestrais? Nome da esposa ou algum outro familiar, alguma data de nascimento, casamento ou óbito?
      A Fazenda a que se refere, fica em SP ou SC? Existem duas localidade com o nome de São Carlos, uma fica em SP e a outra em SC.

      Um site interessante para fazer pesquisas em documentos originais digitalizados é o: https://familysearch.org/hr/search
      Selecione o continente em que deseja pesquisar (no mapa mundi) e selecione o país Brasil.
      Desça na página até: Registros Históricos (Somente Imagem) de Brasil
      Lá você pode escolher a localidade em que deseja pesquisar. Para isso, seria bom ter uma ideia do local de nascimento ou óbito, e um ano aproximado.

      Att.,

      Excluir
  54. silvio Ribeiro meu pai chama Guilherme Ribeiro sua mãe Tereza espirito Santo meu pai veio Inhambupe bahia tinha irmã chamava Daniela irmão caminhoneiro única coisa que sei obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Tudo bem?
      Infelizmente não tenho dados dos Ribeiro da Bahia. Acredito que seja de um tronco diferente do que eu estudo.
      Talvez você consiga localizar dados no site: https://familysearch.org/hr/search
      Abs,
      Ismênia.

      Excluir
    2. tentei nesse site não consegui ele tinha Damiana Ribeiro outra maurina Ribeiro mora Rio Janeiro casual chamada João Ribeiro caminhoneiro outro Serginho ribeiro

      Excluir
    3. mãe dele era fazenda boquerao

      Excluir
  55. A família Ribeiro poderia ser uma só

    ResponderExcluir
  56. Olá dona Ismênia gostaria de saber a minha origem:
    Pai Rogério Ribeiro da Silva;
    Avô Anésio Careno Ribeiro da Silva;
    Bisavô João Ribeiro da Silva ou João da Silva Ribeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Você tem mais alguma informação do seu bisavô? Data de nascimento ou óbito? Com quem era casado?
      Sabe onde ele morava?
      Nas minhas pesquisas tenho dados de:
      - João da Silva Ribeiro Júnior (29/03/1819 - 10/05/1894);
      - João da Silva Ribeiro Sobrinho (nasc. 22/06/1832), filho de Diogo da Silva Ribeiro;
      - João da Silva Ribeiro Sobrinho (nasc. 22/08/1848), filho de Antonio da Silva Ribeiro.
      Seria importante se você descobrisse mais algum dado de seu bisavô para podermos pesquisar mais. Dos nomes que apontei, acredito que o primeiro não seja o seu bisavô, pois tenho muitos dados dele e, pelo que sei, ele não teve nenhum filho com o nome de Anésio.
      Não encontrei dados referentes ao seu avô e pai.
      Att.,
      Ismênia.

      Excluir
    2. Tudo o que sei sobre meu bisavô era de que ele era baiano, e que meus familiares apontam que o mais provável era que ele chamava-se: João Ribeiro da Silva.
      Obs: desculpe-me por ter escrito errado, pois foi um erro de digitação:
      Então seria assim:
      Bisavô - João Ribeiro da Silva (Bahia), que se casou com uma espanhola chamada Benedita Careno.
      Avô - Anésio Careno Ribeiro da Silva (data provável de nascimento 06/01/1944 - ??/??/1973). Foi casado com Jacira Malagoli da Silva e com ela teve dois filhos: Rogério Ribeiro da Silva e Gilmar Ribeiro da Silva.
      Pai - Rogério Ribeiro da Silva (28/09/1969).
      Espero vossa resposta

      Excluir
    3. Olá!
      Desculpa pela demora em responder, acabei não vendo a sua resposta antes.
      Infelizmente não tenho conhecimento de nenhum Ribeiro que residiu na Bahia. Os Ribeiro que eu estudo residiam em Santa Catarina e Rio Grande do Sul (um passou pelo Rio de Janeiro, mas se mudou para SC).
      Você pode tentar buscar dados no site: www.familysearch.org
      Lá é possível fazer buscas por nomes e também em documentos originais digitalizados.
      Boa sorte na pesquisa!
      Abraços.

      Excluir
  57. Daiana Terezinha Ribeiro24 de setembro de 2017 às 12:44

    Olá, meu nome é Daiana, sobrenome Ribeiro. Meu avô se chamava Manoel José Ribeiro, ele era gaúcho de Santa Rosa, RS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Daiana!
      Você tem mais alguma informação dos seus ancestrais? Nome dos bisavós, cônjuges?
      Alguma data de nascimento, óbito?
      Meu marido, Arno Leopoldo Schneider, era dentista e nascido em Santo Ângelo, onde moramos por 30 anos. Talvez sejamos conhecidos. A família dele ainda reside na região.

      Abraço,
      Ismênia.

      Excluir
  58. Olá...me chamo Rodrigo Ribeiro...tenho minha família toda originária do planalto norte catarinense..mais especificamente de Monte Castelo e Santa Cecília..meus avós são Crespim Ribeiro e Elza malikoski ribeiro...será que há alguma familiaridade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Infelizmente não tenho dados sobre eles. Tem informação sobre mais algum ancestral?
      Abs.

      Excluir
  59. Meu bisavô se chamava Manoel Ribeiroemeu tataravô Pedro Ribeiro..foram uma das três famílias fundadoras de Monte Castelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!
      Procurei nos meus arquivos, mas infelizmente não encontrei Crespim Ribeiro e Elza Malikoski Ribeiro, nem nenhum dado de Monte Castelo ou Santa Cecília.
      Você pode tentar buscar dados no site: www.familysearch.org
      Lá é possível fazer buscas por nomes e também em documentos originais digitalizados.
      Boa sorte na pesquisa!
      Abraços.

      Excluir
  60. Meu pai era natural de São Joaquim, e a família de Lages. Tenho poucas informações, porque convivi pouco com ele. Seu nome era Auzerino Ribeiro. Tenho foto dos meus avós paternos e do meu pai. Mas pouco sei deles. Se puder me informar algo, agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!
      Não me recordo do nome do seu pai. Você sabe o nome de seus avós? Ou de algum outro ancestral?
      Se souber, posso procurar nos meus dados.
      Att.,

      Excluir
  61. Bonjour
    je m'appelle diego pereira de vasconcellos
    je suis en train de faire la genealogie de la famille et je souhaiterai recevoir votre genealogie des ribeiro
    est ce possible
    merci
    mon mail
    malassan000@gmail.com

    ResponderExcluir
  62. Luceny Ribeiro de Freitas
    Miradouro - MG
    De acordo com alguns relatos que tenho, os primeiros moradores do Vale do Gavião- Distrito de Eugenópolis-MG, vieram de Mercês do Pomba-MG no ano 1838.
    As famílias foram:
    José Gouveia e sua esposa Cecília Ribeiro.
    Sr. José Ribeiro Marinho e sua esposa Elizena Veronica de Natividade.(São meus bisavós)

    Sendo eu da família Ribeiro de Freitas do Alto do Gavião
    Gostaria de acrescentar mais dados para completar o histórico de minha Família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luceny!
      Obrigada pelo comentário!
      Não tenho dados de Migas Gerais, mas indico um site que pode auxiliar: www.familysearch.org/search (acho que é necessário fazer um cadastro gratuito)
      Tem documentos de várias localidades do Brasil e do mundo. Para ver os documentos originais, você precisa clicar no mapa, na região desejada e escolher o país.
      Depois, descendo na página, você pode escolher a região/estado do Brasil em “Registros Históricos (Somente Imagem) de Brasil” e ver as imagens da coleção (escolher cidade e paróquia).

      Espero que tenha ajudado!
      Abraços e boa sorte na pesquisa!
      Ismênia.

      Excluir
    2. Ola Luceny, me chamo Wilson Ribeiro Da Silva,entra em contato pelo email ranchoipeamarelo@gmail.com, tenho noticias para voce, obrigado

      Excluir
  63. Meus bisavô se chamava Francisco Jorge Ribeiro e era de Muqui ES

    ResponderExcluir
  64. Olá, Ismênia: Parabéns pelo seu trabalho e dedicação nas pesquisas das origens da família lageana! Meu nome é José Maria Antunes do Amarante, sou filho de Gasparino Antunes do Amarante e de Maria de Lourdes dos Santos.
    Meu avô materno era Gasparino Ribeiro de Liz e avó Ana Maria dos Santos;Meu bisavô materno era Emílio Ribeiro de Jesus e a bisavó era Maria Alves dos Santos. filhos deles: Ana Maria dos Santos, minha AVÓ E
    irmãos dela: Sebastião Ribeiro dos Santos, Maria Cândida dos Santos, José Cândido dos Santos; Meu trisavô era Cândido Vicente Ribeiro e trisavó era Belizária Antunes de Jesus. Meu tetravó era Antônio Ribeiro da Paixão.Imagino que sou dessas famílias Ribeiro que você pesquisou e à qual pertence, pois meus antepassados são todos dessa região: Painel, Bocaina do Sul, Lages, São Joaquim.
    Se puder me ajudar agradeço.
    Meu e-mail: jma-santos@hotmail.com.
    Moro em Salete, meu pai já nasceu provavelmente em Bocaina dos Sul

    ResponderExcluir
  65. ola sra Ismenia. meu nome e marcos nascimento dos santos sou natural de recife pernambuco, sou membro da familia ribeiro dos santos meu pai chamavase Amaro ribeiro dos santos, filho de joao ribeiro dos santos e joana maria dos santos ambos da regiao canavieira de palmares pernambuco estou recorendo a historia familiar pois preciso tirar meu passaporte de cidadania portuguesa e estou tendo dificuldade de encontra documentos que de veracidades as minhas origem portuguesas, e possivel alguem ajudarme,por favor obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde estou procurando por Arlindo modesto Ribeiro e Maria dos santos.

      Excluir
  66. desculpa meu contato e snmeletrica@gmail.com

    ResponderExcluir
  67. Olá Ismênia. Primeiro, parabéns pela bela iniciativa da pesquisa. Me chamo Claudio Antão Ribeiro de Oliveira, natural de Crissiumal RS. Sou filho de Paulo Pedroso de Oliveira e Leopoldina Ribeiro. Meus avós maternos são Claudio Ribeiro e Adelina Dias Gomes. Meus bisavós são Nodário Ribeiro e Carlota Severo e a última referência que tenho sobre eles é de que residiam em Restinga Seca RS. Estou buscando mais informações e gostaria de saber quais as ligações de tua pesquisa com o Rio Grande do Sul. Encontrei pouca coisa no Family Search.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário!
      Busquei nos meus arquivos os seus ancestrais, mas infelizmente não encontre nenhum dado.
      Minha pesquisa é mais centrada na Serra Catarinense, mas, às vezes, aparece alguma família que residiu no RS.
      Se você descobrir mais algum dado, comunique, aí volto a verificar minhas pesquisas para ver se consigo auxiliar.
      Abraços!

      Excluir
    2. Olá, Ismênia.
      Meu falecido avô era da serra catarinense, e se chamava Domingos Ribeiro. Se souberes de alguma coisa sobre a genealogia dele, por favor, me avise. Eu não o conheci. Grato pela sua atenção. Qualquer coisa, entre em contato comigo.Meu e-mail é vinilulu53@gmail.com

      Obrigado

      Excluir
  68. Uma pesquisa louvável na busca das raízes da Serra Catarinense. Gostaria de saber mais sobre a biografia do Dr. Clovis da Costa Ribeiro, engenheiro agrônomo e um dos pioneiros do ensino rural em Santa Catarina. Meu nome é Francisco da Cunha Silva, ex-extensionista da ACARESC e ex-professor do Centro de Ciências Agrárias da UFSC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário!
      Desculpa, não me recordo se já o respondi...
      Vou verificar se tenho alguma informação sobre ele.
      Att.,

      Excluir
    2. Veja este link (na última página), onde o Dr. Clovis é citado: http://hemeroteca.ciasc.sc.gov.br/correiolageano/1962/ED191_24_11_1962_ANO20.pdf

      Excluir
  69. Boa noite, sou Miguel Vinícius Franklin Ribeiro Ponte, de Sobral do Ceará. Gostaria de saber se temos algum grau de parentesco. Se não tivermos, gostaria de também de saber, se possível, a origem do sobrenome Ribeiro Ponte ou se você conhece alguém com esse sobrenome, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!
      Desculpa a demora para responder.
      Acredito que não haja parentesco, pois não sei de nenhum ancestral meu que foi para o Nordeste.
      Infelizmente não tenho dados de nenhum Ribeiro Ponte.
      Tente fazer buscas no site www.familyserach.org

      Att.,
      Ismênia.

      Excluir
  70. Donizete Francisco Ribeiro19 de maio de 2018 às 12:18

    Meu nome é Donizete Ribeiro.Eu sou filho de Antonio Francisco Ribeiro,nascido em macauba Bahia ele já falecido ,procuro parentes era filho de deoclideo Francisco Ribeiro e Joana Rosa de Oliveira. Gostaria de encontrar parentes ,tios tias ,primos ,ou alguém da família. Meu Facebook para contatos é Donizete Ribeiro

    ResponderExcluir
  71. boa tarde, meu nome é Douglas Ribeiro e minha familia inteira tem ribeiro de sobrenome e somos todos de SP, nome do meu pai é Waldemar Jose Ribeiro, procuro parentes em outro estado ou paises nome da mãe do meu pai é Maria Rosa Ribeiro.

    ResponderExcluir
  72. Olá, Ismênia.
    Meu falecido avô era da serra catarinense, e se chamava Domingos Ribeiro. Se souberes de alguma coisa sobre a genealogia dele, por favor, me avise. Eu não o conheci. Grato pela sua atenção. Qualquer coisa, entre em contato comigo.Meu e-mail é vinilulu53@gmail.com

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!
      Desculpa pela demora em responder.
      Você tem mais alguma informação sobre ele ou algum outro ancestral?
      Att.,
      Ismênia.

      Excluir
    2. Ola Ismênia,
      Os Ribeiro que conheço e tenho parentesco( avô paterno) José Nunes Ribeiro filho de Osorio Ribeiro e Amalia Ribeiro, casado pela segunda vez com Ana Rita Amorim Ribeiro.
      Eu gostaria de ter mais informaçao sobre a familia do meu avô, ele era alto e magro pele clara e olhos fundos.

      Excluir
  73. O que eu sei da minha origem ancestral remonta ao final do século XIX pois meus bisavô paterno de sobrenome Ribeiro (José Martins Ribeiro) é da região de Bambuí-MG e mudou-se com a família para o município de Catalão-GO por volta de 1900. jeovamartins51@gmail.com

    ResponderExcluir
  74. Boa tarde Ismênia, meu avô paterno se chama Inácio Manoel Ribeiro e minha avó Aurora de Oliveira Santos, porém eu não consegui identificar quais os pais do meu avô, porque simplesmente tem dois nomes diferentes nas certidões de nascimento da minha mãe (Vanda Lúcia de Oliveira Ribeiro) e de alguns irmãos dela, portanto não consegui identificar quais os nomes verdadeiros dos meus bisa, pesquisando por Antônio Manoel Ribeiro e por Manoel Inácio Ribeiro, os dois nomes que tem, achei alguns que tem nacionalidade portuguesa, mas não tenho certeza absoluta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Rafael!
      Seria interessante buscar o registro de falecimento dos nomes que você tem, pois muitas vezes se citava os nomes dos filhos. Outra possibilidade seria buscar pelos inventários.
      Você sabe onde residiam?
      Att.,
      Ismênia.

      Excluir
  75. A coisa mais chata é não saber nossas origens, um lado da família fala uma coisa outro fala outra coisa e no final todos metem. Se alguém puder me ajudar gostaria de saber minhas origens, a árvore genealógica dainha família

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Sabrina!
      Tudo bem?
      De onde você é?
      Poderia me mandar os nomes dos seus ancestrais (pais, avós, bisavós ou algum outro que souber) e o s dados que souber deles (nascimento, óbito)?
      Assim posso verificar se são famílias que eu estudo e se possuo informações sobre eles.
      Você também pode pesquisar nos cartórios da região onde eles moravam. Ou no site www.familysearch.org, que possui documentos originais digitalizados, e também é possível pesquisar por nomes. Só é preciso se cadastrar gratuitamente.
      Abraços!

      Excluir
  76. MEU PAI SE CHAMA
    ANTONIO RIBEIRO DE SOUSA ELE E DE DE Icó CEARA

    ResponderExcluir
  77. Olá meu nome e Silvana Ribeiro meu avô chamava José Ribeiro Filho de Rosendo Ribeiro eram de Santa Catarina perdemos o contato com eles e procuro por alguém da família

    ResponderExcluir
  78. Meu avô chamava José Ribeiro Filho de senhorinha Leonardo de Moraes e Rosendo Ribeiro

    ResponderExcluir
  79. Procuro Arlindo modesto ribeiro casado com Maria dos santos país de Adivaldo Ribeiro nascido em Iracemápolis ou familiares. Obrigada

    ResponderExcluir
  80. Boa Tarde, meu nome Denilson Ribeiro da Silva, sou filho de Nilza Ribeiro da Silva E Waldir Rosa da Silva, minha era Filha de Jose Ribeiro Filho e Hilda Ribeiro, que eram filhos de José Ribeiro e minha avô filha de Artur Ribeiro irmão do José Ribeiro, de uma colonia que ficava em cordeiro no interior do Rio de janeiro, gostaria de localizar alguns documentos, dados informações, minha única tia não lembra de nada, não sei se sou neto ou bisneto,mas gostaria de viver em portugal pois era meu sonho de levar minha mãe um dia lá, pois nosso tio Joaquim voltou pra lá com suas filhas e nunca mais eu os vi, só sei que meu tio já faleceu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Tudo bem?
      Desculpa a demora para responder.
      Infelizmente não tenho dados sobre essa família. Mas você pode tentar buscar no site? https://www.familysearch.org/search/
      Abraço.

      Excluir
    2. Para pesquisar nesse site, é necessário apenas fazer um cadastro gratuito.

      Excluir
  81. Boa noite, gostaria de saber se a Anita Garibaldi que tinha parentes em Lages pertencia a mesma família que Joâo da Silva Ribeiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem?
      Veja a matéria: http://genealogiaserranasc.blogspot.com/2011/08/estudo-historico-genealogico.html
      Abraço!

      Excluir
  82. Ola ismênia tudo bem... Me chamo aline e meu avô se chamava Belizario ribeiro borges ele nasceu em são joaquim em 18/12/1928 ele foi criado na fazenda dos palhano pois ele era filho de uma escrava com seu senhor o nome da mae parece ser joaquina maria leite ou algo do tipo e como ele foi dado em adoçao para esse senhor da fazenda do palhano e acabou que com uma certa idade meu avô fugiu da fazenda a nado pelo rio e chegou em lages onde refez sua vida e casou-se com Bernardina Luiz dos santos. Se tiveres algo por gentileza me envie!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Tudo bem?
      Obrigada pelo comentário!
      Que história interessante.
      Fiz uma busca nos meus dados, mas infelizmente não encontrei o nome de seu avô, nem da esposa.
      Abraços.

      Excluir
  83. Sou da familia Ribeiro de Birigui meu pai se chamava Pedro Ribeiro saiu de casa muito cedo apos a morte da sua mae em Birigui SP,falava de parentes na cidade de perla SP o nome do meu avô era Manoel Ribeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucilia RJ
      Tenho descendentes de Portugal
      Local: Traz dos Montes
      Na Certidao da minha mae vai ate o Avô e a Avó
      Sao eles Pedro Augusto Rubeiro
      Nao tenho certeza 1848 quando pode ter nascido sua esposa Nair ou Albertina Goncalves, onde teve um filho com o mesmo nome seu Pedro Augusto Ribeiro casado com Evangelina Fontoura - eles sao de portugal tiveram uma filha que nasceu brasil em MG chamada Maria Ribeiro Sodre - eu estou procurando informacao de Pedro Augusto e Albertina para atras o restante de sua parentela de portugal - Faco genealogia - e pesquiso minha origem - contato 21 999158885

      Excluir
  84. Alguem me ajude por favor onde conseguir a lista de portugueses que vieram da ilha da Madeira que foram p Birigui SP segue email raquelrredivo@outlook

    ResponderExcluir
  85. Boa Noite Senhora Ismênia. Elogiável seu excelente trabalho de Pesquisa. Meu nome é Marcus Ribeiro dos Santos.
    Meu Bisavó era Manoel Ribeiro do Autazes, Amazonas, Não sabemos de onde ele veio. Poderá me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Obrigada pelo comentário!
      Infelizmente não tenho dados do Amazonas, apenas do sul do Brasil.
      Vocês podem buscar nos cartórios ou paróquias da região.
      Boa sorte nas pesquisas!

      Excluir
    2. Boa noite Senhora Ismênia. como já mencionei, meu sobrenome é Ribeiro dos Santos. Gostaria de saber se é verdade que o sobrenome Ribeiro que é de origem judaica, foi adotado por índios e Negros no Brasil? Como mencionei eu sou do Interior do Amazonas.

      Excluir
  86. Meu pai se chama Candido Raimundo Ribeiro de Borba-Am. Meu avô se chama Pedro Olimpio Ribeiro nasceu em Pinheiros no Maranhão e meu Bisavô se chama Ataliba Francilino Ribeiro que veio de Portugal.

    ResponderExcluir
  87. Olá me chamo Lilian de Souza Ribeiro e achei muito interessante sua pesquisa a minha família é de Souza e de Ribeiro. Meu pai se chama Eli Marques Ribeiro e minha mãe se chama Marta Rosa de Souza ( quando casou pegou o Ribeiro de meu pai) assim eu e minhas irmãs pegamos o Souza Ribeiro deles, por isso achei muito legal e emocionante você saber um pouco de seus parentes mais antigos.
    Parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  88. Meu bisavô se chamava Manoel Ribeiro dos Santos. Esposa dele Luzia Fidelis Miranda, ele do Amazonas, município Autazes e minha Bisavô Luzia não sabemos, talvez Rio Grande do norte ou Pernambuco, não temos certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. La em Pernambuco tinha e tem alguns Ribeiro, mas as vezes se torna dificil encontrar pois uma parte que era Pernambuco hoje é Bahia, tem um distrito que era São Gonçalo Pernambuco, hoje é Luiz Viana Bahia.

      Excluir
  89. Olá meu avô paterno se chamava........Coreliano Ribeiro dos Santos.....e morava em Tupan SP

    ResponderExcluir
  90. Boa noite, meu nome é Fábio de Souza Ribeiro, meu pai é Florivaldo de Souza Ribeiro minha avó é a Nair de Souza Ribeiro, ela tem 109 anos nasceu no Salto da Divisa-MG e foi casada com Pedro Alves Paranhos(meu avô).
    Minha bisavó era Apolónia de Souza Ribeiro, ela teve 12 filhos.

    Claudino
    Antonio
    Anbrosina
    Elisa
    Teresa
    Suzana
    Maria
    Amandia
    Josina
    Analina
    Nair
    Alzira

    Hoje só está viva a Nair e Amandia,tenho primos na Bahia,Minas,Paraná e São Paulo, muitos eu nem conheço.
    Gostaria de achar um tio meu, Antonio de Souza Ribeiro, morava no Jabaquara mas perdemos o contato.



    ResponderExcluir
  91. Olá Ismênia, meu avô é da Serra Catarinense - Amadeu RIBEIRO - será que consigo mais informações da sua ancestralidade?

    ResponderExcluir
  92. Ola Fabrício provavelmente somos parentes, vou conversar com a minha vó sobre isso.
    Meu telefone 12 981826238. Nasci em Casa Nova, cresci em São Paulo e hoje estou em São José dos Campos.

    ResponderExcluir
  93. Ana Cristina Ribeiro de Souza, li todo o seu comentário e me identifiquei, me sinto roubada, roubaram a minha identidade. Eu queri descobrir a minha verdadeira origem.

    ResponderExcluir