quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Francisco Palma (Chico Palma) - Dados genealógicos



            Chico Palma nasceu em São Joaquim, Santa Catarina, no dia 17 de maio de 1894. Era filho de INÁCIO DA SILVA MATTOS e de dona ISMÊNIA PEREIRA MACHADO.
            Inácio da Silva Mattos, mais conhecido por Inácio Palma (assim chamado por causa da Fazenda das Palmas), nasceu aí por volta de 1860, foi casado com Ismênia Pereira Machado e faleceu na sua fazenda “Antonina”, antes chamada de Fazenda das Palmas, no município de São Joaquim (SC), no dia 15 de julho de 1935, aproximadamente às 18 horas.
            A noite do velório de Inácio ficou assinalada pela passagem do fenômeno grandioso e sempre sugestivo de um eclipse total da lua, que teve início logo depois das 24 horas e só terminou ao clarear do dia 16. Foi sepultado no cemitério público da cidade de São Joaquim, tendo falecido com a idade de 75 anos.
Casamento de Inácio e Ismênia Pereira Machado: 21 de fevereiro de 1886, perante o Rev. Pe. Antônio Luiz Esteves de Carvalho e das testemunhas Antônio Palhano de Jesus e José Joaquim de Souza.
            Ismênia Pereira Machado nasceu entre os anos 1869 e 1870, em Santana do município de São Joaquim. Faleceu na cidade de São Joaquim, em cujo cemitério está sepultada, no dia 6 de setembro de 1934, com 65 anos de idade.


Avós de Chico Palma:
Paternos: Antônio da Silva Matos e Maria Palhano Prestes
Maternos: Leonel Caetano da Silva Machado e Florinda Pereira de Jesus (ou Florinda Pereira Machado, como também aparece em alguns documentos).


Esposa de Chico Palma:
AMÁLIA BATHKE PALMA, nascida em São Joaquim, em 28 de agosto de 1898, filha de Paulo Bathke e sua mulher dona Maria Olinda Ribeiro Bathke (filha de Manoel da Silva Ribeiro Junior).
Data do casamento: 20/12/1916.

Filhos do casal Chico Palma e Amália: 
1.      LECENDINO PALMA, nascido em São Joaquim, no dia 18 de setembro de 1917. Casado com Anariolina de Lima Palma. Filha única: Cleusa Terezinha Palma.

2.      EUTÁLIO PALMA, nasceu em 30 de outubro de 1919, e casou-se com Joaquina Waltricke. Três filhas.
3.      PÚBLIO PALMA, nascido em São Joaquim a 18 de setembro de 1928.
4.      ELTON INÁCIO PALMA, nasceu em São Joaquim no dia 23 de setembro de 1944.


Fonte:
Dados de Enedino Batista Ribeiro, retirados de um caderno datilografado por volta de 1950.

Um comentário:

  1. MANOEL IGNÁCIO DA SILVA ESTEVES, c.c. Ismênia Batista de Souza Esteves;
    São meus bisavós, e eles são avos do meu Pai Felisberto Esteves, Helena Esteves(tia) e Rogerio Esteves (tio).Se criaram, no municipio de São Joaquim, ele esta muito feliz de saber desta genealogia... Parabéns pelo o Blog.
    rodrigo.stev@hotmail.com
    (49)9912-5044

    ResponderExcluir