domingo, 31 de outubro de 2010

Notas biográficas dos dez fazendeiros que assumiram a chefia da fundação de São Joaquim da Costa da Serra - ANTÔNIO GONÇALVES PADILHA

Por Ismênia Ribeiro Schneider
Publicado no Jornal Travessia em dezembro de 2006.

ANTÔNIO GONÇALVES PADILHA: Procurador dos Trabalhos de Fundação.

Antonio Gonçalves Padilha foi o terceiro fazendeiro (junto com Marcos Baptista de Souza e Joaquim José de Souza) escolhido pelos setenta e três cidadãos do Distrito da Costa da Serra presentes à primeira reunião destinada à fundação da nova freguesia, para compor a Comissão que iria assessorar diretamente Manoel Joaquim Pinto, eleito Diretor Presidente dos trabalhos. A função de “Procurador”, delegada a Antônio Gonçalves Padilha, talvez fosse a mais espinhosa do grupo, pois era a de arrecadar, de fazenda em fazenda, dinheiro vivo ou donativos, para a compra do terreno onde seria erguida a freguesia com uma igreja, condição indispensável para o início da vida comunitária. Em fotografia vista no acervo de Joaquim Galete da Silva, tive ocasião de observar que o Procurador era homem alto, magro e elegante, de cor parda. Residia em sua fazenda “Quinze Dias”, na região do hoje município de Bom Jardim, legado que sua esposa, FELISBINA RODRIGUES DA MAIA, recebeu por ocasião do falecimento do padrinho, Francisco José Velho, em 1858. A propriedade foi sendo enriquecida com boa casa de moradia e as benfeitorias necessárias, à margem do rio Cachoeirinha, que passava pelas terras. Os campos eram povoados com muitos “semoventes” (gado, cavalos e mulas). Era proprietário também de parte da Fazenda “Tijucas” na mesma região, e de duas casas residenciais  na nova freguesia, na rua principal. Como se sabe, naqueles tempos, era milionário quem possuísse bens no valor de cem contos de réis. No inventário do próprio Padilha, instaurado já em São Joaquim em 18 de janeiro de 1895, o montante de seus bens era de sessenta e cinco contos, quinhentos e setenta e quatro mil e quinhentos réis, uma família bastante rica. Até agora não consegui descobrir os pais, data de nascimento, casamento e morte desse fundador (dado, este último, que consta no inventário da pessoa falecida, mas não neste caso, infelizmente). Se, como comentam em São Joaquim, há ainda descendentes da família em nossa região, e se ela guarda documentos familiares, solicito que entre em contato comigo , para completarmos, para a historiografia de nossos fundadores, os dados desse seu importante ancestral. (1)
Relacionemos agora os filhos de Antônio Gonçalves Padilha e Felisbina Rodrigues da Maia:
1 – TAURINO GONÇALVES  PADILHA AZEREDO,
c.c. Maria Antonia Damacena
Filha de Dionízio Damaceno e Maria Antônia Damaceno ( ambos do RS)

2 – MANOEL CUSTÓDIO PADILHA,
c.c. Felisberta Maria da Chaga,
Filha de Antonio Mathias da Costa e de Ignez Maria da Chaga [i].

3 – BRANDINA MARIA DE JESUS,
c.c. Silvério José Homem
Filho de        ?


Fontes: Cópia datilografada do Livro nº1 das atas de fundação de São Joaquim ( acervo da Família Palma Ribeiro). Resumo do inventário de Francisco José Velho ( de 1858), arquivado no Museu do Judiciário Catarinense em Florianópolis. Resumo do inventário de Antônio Gonçalves Padilha (de 1895), arquivado na 2ª Vara Civil do Fórum de São Joaquim, SC.

(1) – A fazenda “Quinze Dias” pertence, nesta data, dezembro de 2006, a D. Cândida Silva Ribeiro, mais conhecida por “Tia Chanda”, viúva do Dr. Pedro de Alcântara Ribeiro.

[i]  Dado fornecido por Rogério de Palma Lima. Disponível em: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-267-12696-49850-26?cc=2016197&wc=MQ5Y-7WL:337699901,337699902,337716001. Acesso em 29 de maio de 2014.

3 comentários:

  1. Cara Ismênia, vim a seu blog a procura de dados sobre Antonio Gonçalves Padilha, mas possivelmente este de Bom Jardim seja descendente de algum filho do antigo proprietário de terras em Cima da Serra, região de São Francisco de Paula, com o mesmo nome, que já em 1735 negociava tropas e tinha uma fazenda de nome Santa Bárbara na região. Tenho alguns dados do inventário deste Antonio Gonçalves Padilha recém pesquisados no Arquivo Público do RS e assim que o material estiver todo organizado vou postar no meu blog. Pode ser que sirva para as suas pesquisas.Por agora vou postar apenas alguns documentos que consegui deste fazendeiro. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Ismênia, sigo procurando dados de Antonio Gonçalves Padilha e consegui completar algumas lacunas no seguinte site- http://www.projetopassofundo.com.br/principal.php?modulo=texto&con_codigo=4954&tipo=texto , no título Paula Rodrigues França, que lista a origem de Antonio Gonçalves Padilha e seus irmãos e estou quase certa deve ser um ascendente deste citado no teu post. O meu material ainda estou por organizar, e vão completar os do site citado acima. Existem alguns erros com relação aos filhos de Antonio, que envio posteriormente, se houver interesse. Se quiser, pode me contatar por email- pat47_bk@hotmail.com
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Procuro por antepassados de Verissima Inacia Padilha cc Vitorino José de Souza, Jacinta Padilha cc Candio, Manoela cc José Ricardo Padilha, Maria Padilha cc Joaquim da Cruz domiciliados em bom Sucesso

    ResponderExcluir